sexta-feira, 12 de março de 2010

Mudou para tudo igual

A Fórmula 1 mudou, as regras mudaram, novos e veteraníssimos pilotos entraram, novas equipes chegaram, um resgate histórico foi feito e o que aconteceu? Nico Rosberg continua a ser o mais rápido das sextas-feiras.
Não é brincadeira. O alemão, agora na Mercedes, cravou 1min55s409 e foi o mais rápido do dia no Bahrein. Lewis Hamilton (McLaren) foi o segundo, Michael Schumacher (Mercedes) ficou em terceiro e Jenson Button (McLaren) em quarto.
Na primeira sessão de treinos, Adrian Sutil cravou 1min56s583 e colocou a Force India em primeiro, seguido por Fernando Alonso (Ferrari), Robert Kubica (Renault) e Felipe Massa (Ferrari).
No encerramento do dia, os resultados não foram lá essas coisas para os brasileiros. Massa terminou em sétimo lugar, Rubens Barrichello (Williams) em 13º, Lucas di Grassi (Virgin) em 21º e Bruno Senna (HRT) em 22º e último, com direito a uma estranha peça solta no final da reta dos boxes.
Ficou claro que a sexta-feira foi dedicada aos testes. Quem levou os carros para a pista na pré-temporada ainda estava na fase de adaptação e precisava treinar bem no trecho novo do circuito do Bahrein. Um longo trecho novo, por sinal. Já pilotos como Bruno Senna começaram do zero, porque nem a pré-temporada fizeram. Houve alguns erros, mas nenhum que comprometesse as atividades. E estava evidente que eram erros de quem estava tentando se acostumar ao ambiente. Talvez o mesmo não ocorresse em Melbourne, por exemplo, que durante anos abriu a temporada e que jamais alterou o traçado original. De qualquer maneira, ficou o aviso: no sábado haverá um pouco mais de ousadia e, no domingo, a cautela deixa de existir. Aí, o espírito de competitividade toma conta.
Para quem gosta de Fórmula 1, independente de nacionalidade, a disputa vai ser boa. Tem muito candidato à vitória. Você pode colocar aí os dois carros da Ferrari, os dois da McLaren, Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Isso se Mark Webber não resolver deixar de ser coadjuvante com um carro bom como é o da Red Bull. Isso se Rosberg, agora com um carro decente, não resolver ir além da sexta-feira. Isso sem contar com a Force India, que andou se enfiando na elite no final de 2009 e que cravou o melhor tempo nos primeiros treinos no Bahrein.
Para quem torce para os brasileiros, a notícia não é boa. Barrichello está em uma Williams que há anos deixou de ser potência, infelizmente. Lucas di Grassi e Bruno Senna são novos em equipes novas. Podem surpreender, mas não há a menor possibilidade de cobrá-los neste momento. Por enquanto, é Felipe Massa e olhe lá.

Um comentário :

  1. Paulo, tudo bem? Mais uma vez vou dar palpite em seu blog: eu nunca levei muito a sério os treinos de sexta-feira, até porque cada equipe entra com um propósito e acho que, nesse dia, os pilotos "jogam pra torcida" mesmo. Eu, particularmente, acho que esse ano teremos uma grande temporada, pois tem muita gente talentosa com carro bom na mão. Além disso, com as novas regras, ou o cara é bom ou fica pelo caminho. Então, o que vale a pena ser analisado é o que acontecerá a partir de amanhã. Um grande abraço!

    ResponderExcluir