quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Chegou a hora

No belíssimo Memorial das Conquistas do Santos uma taça está em falta: a da Copa do Brasil. Criada em 1989, a competição reunia, no início, apenas o campeão e o vice de cada estado. Com os timecos que o Santos tinha na época, não ser rebaixado no estadual era uma honra.
Somente em 1996, com a adesão dos mais obscuros critérios, o clube conseguiu participar. De lá para cá, algumas eliminações óbvias (caso de Inter/RS em 1997), outras lamentáveis (Palmeiras 1998 e Cruzeiro 2000) e outras que nem merecem ser comentadas (Goiás 1999 e CSA 2009)
Em 2010, o Santos é o time da moda. Só se fala em Robinho, Neymar PH, Giovanni...isso quer dizer uma coisa: chegou a hora de ganhar a Copa do Brasil. O Santos precisa abraçar a competição e priorizá-la da mesma forma como Corinthians e São Paulo estão priorizando a Libertadores.
Muitos dirão: "ah, mas a Copa do Brasil não é Libertadores". Realmente não é, mas o prêmio ao campeão não se resume a uma taça, certo? Quem vencer a Copa do Brasil pode ignorar o Brasileirão. Basta não cair que estará tudo bem. Algo parecido com o que fez o Corinthians no ano passado. Uma campanha ridícula no Brasileiro, mas com o planejamento voltado para a Libertadores.
O Santos de hoje tem todas as condições de vencer a Copa do Brasil. Mesmo com a competição tendo Grêmio, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Fluminense, Palmeiras...se o Santos se planejar e se armar, vence. Mas precisa levar a sério.
Dos clubes tradicionais do Brasil, talvez o Grêmio seja o mais perigoso, pois montou um bom elenco. O Palmeiras pode crescer com Antônio Carlos e o Vasco...bem o Vasco tem Vágner Mancini, o mesmo que deixou o Santos ser eliminado pelo CSA para priorizar o Campeonato Paulista. Perdeu a chance de levar a Copa do Brasil para poder levar um vareio de Ronaldo & Cia na Vila Belmiro, na final do Paulistão.
O Santos ganha a competição. Mas tem que trabalhar, planejar e ficar de olho. Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista estão aí para dizer que a Copa do Brasil pode ser bem surpreendente...

Nenhum comentário :

Postar um comentário