quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Obrigado, Kimi

Kimi Raikkönen está fóra da Fórmula 1. E não vejo a possibilidade dele voltar algum dia. Steve Robertson, agente do piloto, já disse que em 2010 o finlandês estará em férias da categoria. Pode ser que ele vá competir no rali e existe a possibilidade dele participar das 24 horas de Le Mans.
Steve disse ao jornal funlandês Turun Sanomat que a McLaren era a única opção para o ex-piloto da Ferrari, mas os ingleses preferiram Jenson Button. Se Kimi retornar em 2011, será pela Red Bull, que abriria mão de Sebastian Vettel ou de Mark Webber. A única parte boa para Kimi é embolsar mais do que o previsto, comforme rege o contrato com a Ferrari. Recebe a multa e, não correndo no ano que vem, ganha mais.
Duas coisas:
1- Lamentável. O cara é campeão de 2007, um talento extraordinário e fica de fora. Poderia acertar com outro time? Sim, mas campeão tem seu preço e não é todo mundo que está disposto a pagar. E para passar um ano inteiro tentando, no máximo, chegar ao Q2, melhor ficar fora. A digniade fala mais alto.
2- Não volta mais, o que é mais lamentável ainda. Poucos ficam fora por um ano e voltam no outro, ainda mais os consagrados. A não ser que a Red Bull realmente o leve. Não sei até que ponto os austríacos conseguem competir com a conta bancária de Maranello para segurar um talento como Sebastian Vettel.
Sobre Jenson Button: já é da McLaren. Ross Brawn disse que o melhor seria ele permanecer na Brawn/Mercedes. Uns entenderam como esperança de que ele fique; outros como crítica a um piloto que já se foi. Como eu disse no fim de semana, se você está em férias, não vai fazer uma visitinha à empresa concorrente. Button foi a Woking e foi recepcionado por Martin Withmarsh. Precisa falar mais alguma coisa?
Na McLaren ele dividirá os boxes e as atenções com outro campeão: Lewis Hamilton. Se teremos uma reedição de Alonso/2007, ninguém sabe. Lewis e principalmente papai Anthony são muito ciumentos. Lewis usa o argumento "eu sempre estive aqui", mas Button pode alegar que foi campeão com um carro desacreditado. É aguardar.
Questão central: salário. Button ganhava 3 milhões de libras na Brawn e passará a ganhar seis (R$ 17 milhões, mais ou menos). Mr. Ross não estava disposto a pagar tudo isso, mas o que foi que eu disse lá em cima? Campeão tem seu preço...

Um comentário :

  1. Paulo, eu acho que o Button fez um péssimo negócio. Deixou uma equipe onde ele seria o primeiro piloto, teria uma equipe toda trabalhando por ele e, por trás disso, alguém do calibre de Ross Brawn. Fora a estrutura que a Mercedes com certeza vai montar. Agora, lidará com uma equipe grande, mas com um piloto egocêntrico que vai se fazer de bom moço mais uma vez para tentar queimar outro campeão do mundo. Mas, como o Button estava atrás de dinheiro...

    ResponderExcluir