domingo, 18 de outubro de 2009

Button, com méritos

Um campeonato por pontos corridos dá o prêmio aos mais competentes. Jenson Button venceu seis das primeiras sete etapas da temporada, administrou a liderança quando pôde e foi ousado no momento em que era necessário. O título mundial de Fórmula 1 está em excelentes mãos.
Há anos na categoria sem o devido reconhecimento, trocado lá atrás por Fernando Alonso, Button precisava de um título. Aos 29 anos, é o 31º campeão nas 60 edições da categoria.
Em Interlagos, o inglês fez a prova mais ousada deste ano. Saiu em 14º, foi beneficiado por acidentes e uma entrada do safety car e não pensou duas vezes para ultrapassar quem estivesse à frente para terminar com um mais que suficiente quinto lugar. Como Rubens Barrichello chegou em oitavo, mesmo se Button não terminasse a prova, iria comemorar.
Barrichello pulou na frente de Mark Webber e segurou a pole. Mas vieram o acidente envolvendo Jarno Trulli e Adrian Sutil no Laranjinha (o italiano tentou passar por fora, perdeu o carro, bateu na Force India, que estava no traçado e ainda foi reclamar com Sutil depois) e a entrada do safety car.
E nos boxes, hein? Heikki Kovalainen levou a mangueira embora, no melhor estilo Felipe Massa em Cingapura, o combustível escapou e pegou a carenagem quente da Ferrari de Kimi Raikkonen. Por pouco, Interlagos não vê uma tragédia...
Barrichello fez o certo em um dia que iria dar errado. A estratégia era disparar na frente, fazer a troca de pneus antes de todo mundo e voltar sem muito prejuízo. Ele fazia voltas mais rápidas em sequência, até parar na 21. Encheu o tanque, voltou em 11º e foi ultrapassado por uma Sebastian Vettel mais leve. "Tudo bem, ele vai parar logo", pensou o brasileiro. Aí sim, foi surpreendido novamente...
Button vinha lá atrás. Teve um trabalho danado para passar um japonesinho chato da Toyota...ê, Kobayashi, vai dar o que falar...mas passou e veio se garantindo aos poucos nas posições que precisava. Enquanto isso, Robert Kubica também passou Barrichello.
Mark Webber, que herdou a liderança com a parada de Barrichello, só foi para os boxes na volta 26. E voltou na liderança, com Vettel em segundo, Kubica em terceiro e Barrichello em quarto. Button só entrou na volta 29 e logo depois ultrapassou Sebastien Buemi.
Aquela supresa para Barrichello veio depois: Vettel entrou nos boxes na volta 37 e tinha a possibilidade de fazer uma só parada. Na volta 50, o brasileiro fez a segunda parada e, na volta, passou a ser perseguido por Lewis Hamilton. A 17 voltas do fim, Button entrou. Duas voltas depois, Vettel colocou 5.8 segundos de combustível. Parada rápida.
Mark Webber ia se garantindo lá na frente e Barrichello viu as chances de título (vitória em Interlagos era quase impossível) irem embora de vez a 10 voltas do final. Pelo rádio, ele comunicou a Brawn GP sobre trepidação no pneu esquerdo traseiro. Na sequência, Hamilton o ultrapassou. E a Brawn avisa que o tal pneu estava furado. Barrichello entra nos boxes e cai para oitavo.
As câmeras esqueceram Mark Webber, colocado em segundo plano no lugar mais alto do pódio. Toda a mídia voltou-se para o quinto colocado. Burron comemorava, com todos os méritos e com emoção ao extremo. E dividindo tudo com a equipe. "We are the champions...WE are the world champions".

Um comentário :

  1. Depois da primeira troca de pneu já deu para perceber que o Barrichelo estava distante do título. Mas foi quando o Button começou a ganhar posições que a esperança acabou de vez .. Foi triste . Pelo Barrichelo e pela torcida brasileira em Interlagos .

    ResponderExcluir