terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um técnico de verdade



Não é todo mundo que reconhece a pessoa que aparece nesta foto. Mas não tem problema: ele não está em busca de reconhecimento.
Este é Kleiton Lima, técnico do time feminino do Santos FC e da Seleção Brasileira. No domingo, meia hora antes do GP do Brasil de Fórmula 1, ele sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América.
Evidentemente, o futebol feminino está a anos-luz de ser aceito no Brasil, mas já evoluímos bastante. Mesmo quem não leva a modalidade a sério sabe pelo menos quem são Marta e Cristiane.
Tive o prazer de conversar com Kleiton Lima. Não foi a primeira vez, mas a honra foi a mesma. Homem calmo, humilde, consciente. Sabe que não ganhou nada sozinho. Atende o celular e fala com você o tempo que for necessário. E jamais senta em cima de uma conquista para bater no peito e dizer que é o melhor. Não, ele busca sempre mais.
Kleiton Lima começou quando o futebol feminino era somente preconceito e falta de apoio. Hoje, um está um pouco e menor e o outro um pouco maior. Foi garimpar talentos, brigar por competições sérias, bater de frente com uma série de problemas. Hoje, colhe os frutos.
Kleiton Lima não se considera a estrela maior. Monta o melhor time do Brasil, reforça com a melhor jogadora do mundo e não reivindica seu lugar de astro. Sabe que, por mais que trabalhe, elas fazem os resultados.
Kleiton Lima não briga com as jogadoras, principalmente se forem estrelas. Não quer aparecer mais do que elas. Kleiton Lima não promete títulos antes da hora; trabalha jogo a jogo. Kleiton Lima não fala em cima de possibilidades, não se intromete naquilo que não lhe compete.
Kleiton Lima não custa milhares de reais aos cofres de um clube, mas dá um retorno que vale muito mais que qualquer investimento.
Kleiton Lima não tem atividades suspeitas, não sofre acusações de receber dinheiro de atletas. Kleiton Lima jamais foi alvo de CPI nem precisou tirar outro documento de identidade.
Kleiton Lima não coleciona inimigos na Imprensa. Kleiton Lima não sonha em comandar um clube. Muitos dirão: "mas com o time que ele tinha, qualquer um consegue". Era isso que pensavam sobre os galácticos do Real Madrid...
Kleiton Lima conquistou um título continental e não reivindica seu lugar de rei. Prefere contiunuar a ser um humilde servo do que virar o bobo da corte...

4 comentários :

  1. Parabéns pelo blog, Paulo! Quem sabe este perfil não seja o que os homens do Santos precisam procurar para ter um treinador de verdade...

    ResponderExcluir
  2. Paulo, me desculpe se fui "abusado", mas fiz um comentário em meu blog recomendando a leitura não só do post como do seu blog como um todo. Não reproduzi nada além do endereço. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que motivou o Santos a participar da Copa Libertadores da América de futebol feminino , mas acredito que isso manteve a alegria do torcedor santista. Espero que esse trabalho continue .

    ResponderExcluir
  4. Só do público ser maior do que o grande clássico SANTOS X PALMEIRAS já mostra que existe alguma mudando. Quem sabe comecem a valorizar de verdade o futebol feminino que já chegou tão longe, por mérito de poucas pessos, humildes, e de jogadoras com muita, mas muita vontade mesmo!!!

    ResponderExcluir