domingo, 27 de setembro de 2009

Vitória em 5º



O primeiro é o primeiro e o segundo não é o primeiro, certo? Nem sempre. No Grande Prêmio de Cingapura, o quinto e o sexto lugar chamaram mais a atenção do que o vencedor. Enquanto Lewis Hamilton comemorava uma vitória de ponta a ponta, altamente tranquila, Jenson Button e Rubens Barrichello protagonizaram mais que uma luta interna: podem ter decidido o campeonato.
Button chegou em quinto, seguido pelo brasileiro. Assim, tem 84 pontos, contra 69 do companheiro. Faltando três etapas para o fim da temporada, esses 15 pontos podem não dizer nada, ou dizer tudo.
É difícil entender como uma prova que teve acidentes, entrada de safety car e punições possa ser chata. Mas o GP de Cingapura foi. Na pista sem pontos de ultrapassagem, no circuito pouco veloz, onde os carros levam quase dois minutos para percorrer pouco mais de cinco quilômetros, ver aquele trenzinho durante quase duas horas não foi fácil.
Barrichello começou bem. Ultrapassou Robert Kubica e Heikki Kovalainen na largada e herdou posições. Na frente, Hamilton manteve a pole e ficou só na administração.
Rubinho foi um dos primeiros a fazer o pit stop, uma estratégia que o deixaria à frente de Button, não fosse uma carta na manga do inglês. Na volta 19, Adrian Sutil rodou e, na tentativa de voltar à pista, acertou a lateral da BMW de Nick Heideld. O safety car entrou e quem ainda não havia parado pulou para os boxes. Na Brawn GP, Button encheu o tanque e manteve os pneus duros, ou seja: faria uma nova parada, na qual o reabastecimento levaria menos tempo.
Enquanto isso, Nico Rosberg, que fazia uma boa corrida, passou por cima da zebra na saída dos boxes e foi punido com a passagem pela pit lane. Na pista, Barrichello era o sexto e Button o oitavo. A diferença entre os dois cairia para 12 pontos.
A prova continuou chata, muito chata mesmo. Hamilton fez a parada e voltou em primeiro. Alonso fez um bom pit stop e, com a punição a Rosberg, foi se garantindo lá na frente. No mais, o mesmo trenzinho.
Veio a segunda janela de pit stops e com ela o triunfo de Button. Barrichello parou faltando 15 voltas e o inglês só parou três voltas depois. Com uma parada de 6.1 segundos, ele voltou à frente do companheiro de equipe. O inglês era o quinto e Barrichello o sexto. A ordem de Ross Brawn foi direta: “vamos trazer os carros para casa”, ou seja, mantenham-se nessas posições.
Hamilton comemorou a vitória, seguido por Timo Glock e Fernando Alonso. E quem festejou de verdade foi Button...

2 comentários :

  1. A F1 e seus mistérios!
    Adorei o blog!
    Velocidade máxima!
    Já estou seguindo e adicionei aos meus favoritos.
    Abs!

    Carol Sakurá
    http://lepoeteenfleur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O Hamilton fez uma boa corrida e mereceu ganhar.

    ResponderExcluir