quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Existem coisas...


Este é um daqueles posts que podem mudar a trajetória de um blog. Falar do Botafogo quando alguns dos leitores mais fieis deste espaço são botafoguenses, é pedir para ser xingado, abandonado...ou não. De qualquer maneira, algumas coisas precisam ser ditas. E peço licença ao Saulo e ao Fernando Gonzaga para falar do Alvinegro.
Quer dizer que o presidente Mauricio Assumpção e alguns torcedores fizeram umas contas, levantaram a história e concluíram que o Fogão poderia estar bem mais tranquilo no Brasileirão se não fosse a arbitragem. Ok, mas já se foram 25 rodadas e sinceramente não soube de 25 erros que prejudicassem o Botafogo.
Fui pesquisar e encontrei dois (esses, sim) erros grosseiros: um foi na derrota para o Atlético-PR, quando o Botafogo teve um gol invalidado porque o bandeirinha deu impedimento após uma cobrança de lateral. O outro foi no empate por 3 a 3 com o Grêmio. No segundo gol dos gaúchos, até minha mãe que, coitada, nada entende de futebol, viu que a bola saiu no cruzamento que originou o gol.
No mais, me perdoem os torcedores, são lances interpretativos. Vi muitas reclamações sobre pênaltis não marcados. Por mais que revolte, pênalti é lance interpretativo. Tirando o Javier Castrilli (Corinthians x Portuguesa, 1998) e o Márcio Rezende (Corinthians x Inter, 2005), é difícil o árbitro tomar uma decisão contrária ao que o mundo inteiro viu. Se analisarmos os pênaltis não marcados a favor do Botafogo e os marcados contra o Alvinegro, dá para discutirmos. Não são pênaltis escandalosos.
Outra coisa: o "se" não joga. Quer ver?
"Se" o ataque fizer quatro, cinco gols, um possível pênalti não marcado será esquecido.
"Se" o Castilho não fosse estabanado, não levaria gols bobos. E é um bom goleiro.
"Se" o Lúcio Flávio não tivesse feito a besteira de ir para o Santos, teria começado o Brasileiro em General Severiano.
"Se" o André Lima não tivesse feito e besteira de ir para o São Paulo, teria começado o Brasileiro em General Severiano.
"Se" o clube não trocasse tanto de treinador, Estevam Soares teria chegado antes, com mais tempo para trabalhar.
"Se" Reinaldo não passasse tanto tempo no Departamento Médico...
Galera, isso é opinião. O espaço para comentários está aberto. Podem discordar, xingar, enfim, o espaço é de vocês...

3 comentários :

  1. Bom texto, Paulo.

    Olha, eu até sei que nós reclamávamos muito em relação aos anos anteriores, mas esse ano estamos sendo prejudicado de mais com a péssima arbitragem brasileira.

    Sabemos que, o nosso time é ruim, mas tirando os erros da arbitragem, o Botafogo era para estar em 10 ou 11°.

    Se eu não me engano, saiu uma estatística na Globo.com sobre os erros da arbitragem e adivinha que foi o maior prejudicado?

    Concordo que a gente tem que se preocupar em ganhar as partidas e não nas arbitragens, mas os erros estão sendo absurdos e assim não dá.

    Não foram só Atlético-PR e Grêmio. O Botafogo foi muito prejudicado com o Cruzeiro, Corinthians, Náutico, Coritiba, Santos e etc.

    Todos esses que citei, tivemos pênaltis a nosso favor claríssimos.

    Mas, fazer o que né. A nossa diretoria fica calada e aceita tudo e nós torcedores não podemos mais reclamar por que logo somos chamados de chorões.

    Não estou criticando o seu texto. Eu respeito a opinião de todos.

    ResponderExcluir
  2. O espaço é de vocês e toda opinião é aceita. Em 2004, o Santos teve vários gols legítimos mal anulados e ainda assim foi campeão. Eu não discordo de quem entende que os pênaltis não marcados foram claros. Muito obrigado pelo comentário e continue opinando aqui

    ResponderExcluir
  3. Eu creio que o Botafogo não está nesta situação por arbitragem, mas sim por falta de profissionalismo e estrutura.
    Como pode um clube da magnetude do Fogão viver esta atual situação, financeira e estrutural.
    A diretoria esta sendo renovada e isto é bom.
    Precisamos de novas idéias e uma diretoria que pense pra frente a longo prazo.
    Sou paulista mas torço para ver os grandes do Rio bem novamente para o bem do nosso futebol.

    Visitem meu blog: Mattew.zip.net e vejam um post sobre a atual situação do futebol carioca.

    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir