quinta-feira, 24 de setembro de 2009

No Santos pratica-se o quê?


Estrutura de primeiro mundo, comissão técnica a custo exorbitante, elenco caro...e nada de engrenar.
É difícil tentar entender o que acontece com o Santos. Depois de tentar se candidatar ao título brasileiro de 2007, o clube entrou em uma fase de mediocridade sem fim. Campanhas medianas, desempenhos pífios e elencos até badalados. Em 2008, passou longe do título paulista, caiu na Libertadores em plena Vila Belmiro e por pouco, muito pouco, não foi rebaixado no Brasileiro. Em 2009, foi finalista do Paulistão e permitiu que Ronaldo desse um show na Vila Belmiro. Na Copa do Brasil, caiu na segunda fase ao perder para o CSA (atenção: CSA) em casa e vejam o que acontece no Brasileiro.
Quando Vanderlei Luxemburgo chegou, mandou o recado: se conseguisse a vaga na Libertadores, era para comemorar. E onde está essa vaga? Longe, muito longe. Nos últimos dois jogos, uma vitória e um empate em casa. Apenas um gol marcado. E a sequência de jogos é a menos agradável possível. Domingo, é o Atlético-MG, fora. Depois, Palmeiras em casa. Na sequência, Sport fora. E aí o Vitória, na Vila.
A verdade é que o torcedor não pode se iludir: o Santos virou um coadjuvante, um daqueles times que pouca gente lembra que está na Série A. E o pior: um time que, se cair, pouca gente vai sentir falta.
E a culpa é de quem? Do Santos, que permite a entrada de dirigentes incapazes, treinadores/donos do clube e de líderes religiosos com carta branca na tomada de decisões.
Roberto Brum já foi. Em breve dirá por quê. Fabiano Eller seguiu o mesmo caminho. E agora, Domingos. Depois da diretoria da Portuguesa dizer que negociaria Edno com qualquer clube, menos com o Santos, para onde foi Domingos? E com o Santos ajudando a pagar os salários...isso sem contar com o encostado Wagner Diniz, que recebe salários para não fazer nada.
Enquanto isso, recebo por e-mail o convite para prestigiar o evento no qual Marta recebeu um carro importado para circular pela Cidade. Essa é a preocupação do Santos: enaltecer a Rainha. Com todo o respeito ao futebol feminino, mas é só ver o quanto cada modalidade movimenta em termos de torcida, paixão, audiência de TV e dinheiro.
Há quem lembra que chegaram Emerson, Edu Dracena e Jean. Tudo bem, dá para elaborar um planejamento para o ano que vem, mas 2009 ainda não acabou, ao contrário da paciência do torcedor...

4 comentários :

  1. o Santos repentinamente tornou-se um time mediano, bem como você falou...se manteve por alguns anos entre os favoritos ao título e agora não passa do meio da tabela...esse Marcelo Teixeira ao lado do Luxemburgo estão mais focados em seus interesses pessoais do que no clube e no entanto, o resultado nos gramados não poderia ser outro...

    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é complicado entender o Santos.

    ResponderExcluir
  3. No começo do ano, no Paulistão, a equipe estava muito bem estruturada, no Brasileiro também me pareceu bem durante algumas rodadas, depois começo a cair, cair...

    ResponderExcluir
  4. Se o futebol feminino e também os outros esportes no Brasil não movimentam dinheiro, torcida e paixão a culpa é da cultura medíocre e alienada do povo, comandada pela mídia.

    Acho muito legal o que o Santos fez, trazer a Marta, que por enquanto está provando que joga muito e tem tudo para fazer o Santos ganhar a Copa do Brasil e essa recente criada Libertadores feminina, se ninguém da valor é justamente porque não sabem dar valor.

    Vim aqui através do convite que recebi por e-mail, o blog está muito bom, ótimos trextos, desejo boa sorte e sucesso, um abraço.

    ResponderExcluir