segunda-feira, 10 de agosto de 2009

As mariposas




E vem Luxemburgo falar sobre Neymar. E diz que o menino é um "filé de borboleta".
Mas o que é um "filé de borboleta"? Nas doces e sei lá por que motivo colocadas palavras do treinador santista, a expressão significa a precipitação em lançar o menino no time profissional. Luxa acredita que era preciso esperar um pouco mais, deixar Neymar jogar em seleções de base e aí, aos poucos, colocá-lo em meio aos leões. E lembrou que falta massa muscular ao jovem atacante.
Vamos aos fatos:
1- Tentaram criar um novo Robinho. Pela semelhança física, técnica e pela amizade entre os dois jogadores, tentaram tornar Neymar um novo Rei das Pedaladas. Acharam que, depois de 2002, quem tivesse o estilo do Robinho faria tanto ou mais com a camisa 7 do Santos.
2- O Santos tinha necessidade. Vivia uma fase de contusões, suspensões, os resultados não apareciam e faltava verba para correr ao mercado. Pega a prata da casa, bota lá e vê no que dá.
Neymar não é Robinho. Neymar é Neymar. Robinho era um garoto em meio a garotos. Neymar é um garoto em meio a cobras criadas. E tudo é uma questão de personalidade. Robinho sofreu o pênalti no Morumbi, pegou a bola e disse que ia bater. Que se danassem os 18 anos sem títulos, a final ser contra o Corinthians...ele foi lá e bateu. Neymar faria o mesmo? Não sei. Neymar é Neymar. Tem a personalidade dele, as características dele.
Robinho entrou em uma final diante de um Corinthians arrumado, mas sem o jogador que fazia a diferença. Neymar entrou em uma final diante de um Corinthians arrumado e com Ronaldo. Um ou outro falavam em Robinho até aquele Campeonato Brasileiro de 2002. Muita gente falava em Neymar até o Campeonato Paulista de 2009. Ninguém esperava que Robinho pedalasse na frente dos zagueiros adversários. Todos esperavam que Neymar pedalasse na frente dos zagueiros adversários. Os outros times não conheciam Robinho. Os outros times conheciam Neymar. Robinho demorou para levar a primeira botinada. Neymar levou assim que pegou a bola.
Luxa pode até estar certo. Mas não está 100% com a razão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário