domingo, 26 de setembro de 2010

Cingapura em três nomes

Vamos desmembrar o GP de Cingapura em três nomes: Fernando Alonso, Mark Webber e Lewis Hamilton.
Alonso, que pode ser estupendo ou estúpido, ficou com a primeira opção. Venceu de ponta a ponta, sem sustos, sem problemas e poderia ter tornado a corrida extremamente chata.
Não foi por causa dos outros dois nomes. E agora vamos falar por quê.
Alonso largou na pole e assim se manteve, mesmo com as investidas de Sebastian Vettel, o segundo colocado. Webber, que saiu em quinto, faria algo genial. E Hamilton voltaria a ser o garoto precipitado de 2007.
Tudo começou quando Vitantonio Liuzzi teve problemas e parou o carro no meio da pista. O safety car entrou e Webber foi para os boxes, uma troca de pneus decisiva, já que ninguém mais (leia-se candidatos ao título) teve essa ideia.
O australiano voltou lá atrás, longe dos líderes, mas sabendo que todo mundo à sua frente teria de parar. Mas não quis saber de esperar e foi ultrapassando os carros mais fracos, mesmo em um circuito travado.
Lá na frente a coisa não mudava muito. Alonso mantinha a pole, com Vettel em segundo e Hamilton em terceiro.
Na volta 29, a Red Bull deu sua única demonstração de imbecilidade. Permitiu que Vettel entrasse nos boxes junto com Alonso. E não teve como tirar vantagem. O segundo pelotão também foi parando e Webber subiu trocentas posições.
Na volta 32, Kamui Kobayashi rodou e ficou no meio da pista, na saída de uma curva. Bruno Senna não teve como frear a Hispania e chapou o carro do japonês. Safety car de novo.
Bandeira verde novamente e, na volta 36, a decisão: Hamilton, agora atrás de Webber, tentou a ultrapassagem. A curva era fechada e a batida foi inevitável. Adeus para o inglês e Webber continuou. O caso foi investigaedo, criticaram Webber, mas na modesta opinião do blogueiro, Hamilton foi precipitado e Webber defendeu a posição. Enfim...
Daí até o fim da prova, destaca-se o incêndio na Lotus de Heikki Kovalainen, que parou o carro na reta dos boxes e apagou o fogo por conta própria. Na corrida, Alonso cruzou na frente, com Vettel em segundo e Webber, genial, em terceiro. Segunda vitória do espanhol em três edições da prova; a primeira sem suspeitas...
O Mundial de Pilotos mudou por completo: Mark Webber está na frente, com 202 pontos, seguido por Fernando Alonso, com 191 e Lewis Hamilton, com 182. Sebastian Vettel é o quarto com 181 e Jenson Button o quinto, com 177.
Apostar em um campeão? Não, obrigado...

Um comentário :