terça-feira, 29 de junho de 2010

Em suma, foi bem

Vi e revi os lances, ouvi narrações dos gols em português e espanhol, li muita coisa a respeito. E só dá para chegar a uma conclusão.
O Brasil foi bem diante do Chile.
Não, não é loucura. Eu concordo que o jogo deu sono. E entendi porque o Chile tem um jogador chamado Beausejour. É porque ele faz bocejar (trrrum, tssssssss!!!)
O Brasil foi bem porque não havia nenhuma forma de ir melhor. Na condição de time superior tecnicamente (embora o time chileno não tenha nada de ruim), o Brasil deixou o adversário dar o tom da partida.
Chamaram Marcelo Bielsa de louco porque ele manda o time atacar, sem preocupação com a defesa. Não foi o que aconteceu. O Chile atacou com extrema cautela, marcando, não dando muito espaço. E deu a impressão de que iria ameaçar a meta de Julio Cesar. Reparem como o Brasil não entrava na defesa inimiga. Só chegava ao gol arriscando de longe.
As coisas só foram mudar porque o Brasil encaixou uma bola parada, especialidade do time, e porque a zaga adversária permitiu a cabeçada de Juan. Essa foi a hora em que a partida ganhou outra cara. Ou o Chile atacava, agora sim de maneira irresponsável, ou dava adeus à Copa. E aí abriu espaços. E aí o time brasileiro tabelou até a bola chegar a Luís Fabiano. E aí o segundo tempo veio mais para contar os minutos para a classificação.
Por falar em segundo tempo, há dois pontos a serem tocados: o primeiro foi que o Chile não deixou de acreditar e atacar. Louvável. O "se" não joga, eu sei, mas "se" o time chileno acerta um daqueles chutes, lá pelos 30 e tantos do segundo tempo, ia ter gente no Brasil tremendo, com certeza. Outra coisa, os chilenos não partiram para a violência. Houve faltas duras, mas normais para o futebol. Não houve porrada.
Diante da Holanda, vejo que o Brasil pega um adversário mais cauteloso que o Chile e isso pode deixar o jogo monótono. Mas a Holanda mostrou que sabe qual é a hora de atacar. E tem 100% de aproveitamento até aqui. E Robben voltou ao time. Emoções garantidas.
Por falar em emoção, o Brasil precisa controlar as suas. Kaká levou outro amarelo desnecessariamente. Ramires está fora do jogo de sexta. E Felipe Melo é a garantia de fortes emoções.

3 comentários :

  1. Jogou bem mais não me convenceu. Essa copa fica com a Europa e a próxima com a America do Sul. Palpite : 2010 - Alemanha . 2014 - Brasil

    ResponderExcluir
  2. Paulo, eu aco que o Dunga, por força da situação ou não, acertou ao escalar Ramires, pois ele tem melhor passe, melhor técnica e marca melhor que Felipe Melo. É uma pena ele não poder jogar contra a Holanda, pois dá brecha pra volta do Brucutu. Mas, fosse eu o Dunga, escalaria Kleberson, que é melhor jogador e tem experiência em Copas. Até porque, tenho um palpite de que o Felipe Melo conseguirá, finalmente, ser expulso. No mais, concordo inteiramente com seu comentário. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parece que a imprensa estrangeira está empolgada com essa vitória do Brazil. Eu não acredito , a seleção até jogou bem , mas não sei não . Não dá Ibope , não dá liga , não dá segurança .

    ResponderExcluir