sábado, 3 de abril de 2010

Sepang - treinos oficiais

Surpresa!! Deu Mark Webber na pole position na Malásia. O australiano da Red Bull cravou 1min49s327 e sai na frente. Nico Rosberg é o segundo e Sebastian Vettel sai em terceiro. Rubens Barrichello colocou a Williams em sétimo e Michael Schumacher larga em oitavo.
Talvez um dia os promotores da Fórmula 1 entendam que a realização de uma corrida é muito mais importante do que oferecer conforto a ingleses e franceses. Explica-se: o GP da Malásia começará às 16 horas locais, estúpidas 5 da matina de Brasília. Isso significa 8 da manhã em Londres e 9 em Paris. A ideia da organização da categoria é dar aos europeus a oportunidade de uma boa noite de sono e uma corrida em um bom horário, garantindo assim a audiência. Problema dos brasileiros se o país não está tão bem localizado geograficamente e, principalmente, não importa se, nesta época do ano, todos os dias, às 16 horas, chove na Malásia.
Como a chuva não está preocupada em agradar ninguém, ela veio. E veio forte. Resultado: um monte de gente rodou. Na pista e no grid. Gente graúda. Ao final do Q1, estavam fora três títulos mundiais e um vice: Fernando Alonso larga em 19º, Lewis Hamilton em 20º e Felipe Massa em 21º. Robert Kubica fez o melhor tempo; 1min46s283, seguido por Jaime Alguersuari, Sebastien Buemi e Vitaly Petrov. Rubens Barrichello estava em 11º com a Williams.
Só para termos uma noção da diferença para a pista seca, no treino livre Mark Webber deu a volta mais rápida com a Red Bull: 1min35s542, sendo 0,017s mais rápido que Hamilton, que havia dominado os treinos de sexta, também praticados com pista seca.
Jenson Button rodou no Q1, teve o carro rebocado, tinha o 17º tempo, mas nem voltou para a pista. Mais um título mundial largando no pelotão do fundo. Sem Ferrari e McLaren, o caminho ficou livre para Sebastian Vettel, o mais rápido com a Red Bull: 1min46s828. Prestem atenção: tempo superior ao de Kubica no Q1, mas foi a marcação que valeu. Barrichello, que chegou a andar na frente, ficou em 9º.
O Q3 já começou com a atitude estranha de Kubica, que alinhou a Renault ao lado da Force India de Adrian Sutil, o primeiro da fila dos que esperavam o início das atividades. Pois o polonês pulou na frente e não pegou aquele aguaceiro na cara; mandou para os outros.
O troco veio. Kubica ia completar a volta quando veio a bandeira vermelha por falta de condições da pista. Faltavam 7 minutos e 17 segundos. Na volta da bandeira verde, as Force India vinham na frente, depois Vettel tomou a pole position e então apareceu Webber, que não só não foi superado como ainda baixou o próprio tempo na última volta.
Bruno Senna largará em 23º e Lucas di Grassi em 24º.
Resta esperar. Que vai chover na hora da corrida é quase certo. O que essa chuva pode provocar, não se sabe. Em 2009, simplesmente acabou com a prova e deixou os pontos pela metade. O que vai acontecer em 2010? Vamos aguardar...

Um comentário :