sexta-feira, 23 de abril de 2010

Discurso ensaiado

Estive em Barueri nesta quinta-feira, acompanhando um dos treinos do Santo André, finalista do Campeonato Paulista.
Acompanhando...em termos, porque o técnico Sérgio Soares fechou a maior parte da atividade para a Imprensa. Ficamos mais de uma hora verificando as maravilhas das instalações da Arena Barueri. Bom estádio, por sinal...
Vamos ao que interessa: jogadas ensaiadas. Foi por isso que o treinador fez mistério. Está treinando alguma coisa para tentar surpreender o Santos. Escalação e esquema tático não mudam, mas virão algumas jogadas ensaiadas.
E vejam o discurso: o Santo André não considera de todo o mal um empate no primeiro jogo da final. Isso quer dizer que o time não vai sair afoito em busca do gol nos primeiros 90 minutos. Pergunte a qualquer dos jogadores e o discurso será mais ou menos este: "Se empatar, está bom, se ganhar, melhor ainda. Só não podemos perder de jeito nenhum".
Fácil entender: o Santos joga por dois empates. Se o Santo André vencer o primeiro jogo, basta ao Santos devolver a diferença de gols na partida seguinte (0 a 1 e 1 a 0, por exemplo). Porém, se der Santos no primeiro confronto, o Santo André precisará vencer o segundo pela mesma diferença, mais um gol (0 a 2 viraria 3 a 0). E na fase atual do Santos, fica difícil. Os próprios atletas do Santo André sabem disso. Com um empate no primeiro jogo, o Santo André pega a taça com uma vitória simples, o que não é impossível.
Mas o clima é de confiança. E não poderia ser de outra forma. O Santo André tem sim que acreditar, caso contrário nem precisava ter jogo. E, querem saber? o campeonato não está decidido. Não enquanto não for dado o apito final na segunda partida.

Um comentário :

  1. Para o Santo Andre acho que ele já está no lucro , chegar a final com o Santos . Mas todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir