domingo, 28 de março de 2010

GP da Austrália - a velha F-1

Não conseguiu ficar acordado? A chatice que foi o Bahrein tirou a motivação para acompanhar a etapa da Austrália? Perdeu. A Fórmula 1 voltou a ser grande. Deu Jenson Button, com Robert Kubica em segundo e Felipe Massa em terceiro.
Sentiu a falta de alguém? Pois é, eu disse que Sebastian Vettel tinha tudo para vencer, desde que não errasse ou fosse traído pelo carro. Saiu na pole, livrou-se da loucura que foi a primeira curva e liderava com facilidade, até rodar sozinho na volta 26. Disse ele que houve problemas nos freios dianteiros esquerdos. Há quem aposte em falha humana. Button, que vinha em segundo depois da mais inteligente das decisões, herdou a liderança e partiu para o abraço.
E como o atual campeão do mundo foi parar em primeiro? Na largada, a pista molhada fez todo mundo colocar pneus intermediários. Na primeira curva, Massa já tinha passado Alonso, que rodou e a confusão foi armada. Massa ainda passaria Mark Webber, colando na Red Bull de Vettel.
Um acidente entre Kamui Kobayashi, Sebastien Buemi e Nico Hulkenberg obigou a entrada do safety car. A corrida foi retomada na quinta volta. Duas voltas depois, a pista começava a secar e Button foi para os boxes da McLaren, para colocar pneus para pista seca. "Decisão errada", disseram. Ele realmente deu umas patinadas, mas se manteve. Na volta seguinte, um pelotão invade o pit lane, menos as Red Bull, que deixaram as entradas para a 10º (Vettel) e 11º voltas (Webber).
Na volta 16, Lewis Hamilton, que fez uma corrida excepcional até errar no fim, passou Massa. Fernando Alonso tentou ir na carona, não olhou no espelho e foi ultrapassado por Mark Webber.
Nessa mexida de posições, Button, que entrou antes de todo mundo, estava em segundo. Com o erro fatal de Vettel, o inglês assumiu a ponta, com Kubica e uma surpreendente Renault em segundo e Massa em terceiro. As posições ficaram inalteradas.
O melhor viria nas voltas finais. Massa era seguido por Alonso, Hamilton e Webber. Faltavam menos de duas voltas para o final quando Hamilton buscava o vácuo para ultrapassar Alonso. Estava quase conseguindo quando Webber chegou e disse: "dá licença aí que vou passar também". Não passou. Webber tocou na traseira de Hamilton e os dois rodaram. Voltaram para a pista com a corrida toda comprometida. Pior para Hamilton, que largou em 11º e fazia uma prova maravilhosa, mesmo com os pneus completamente desgastados.
Button comemorou. Kubica também. Alonso ficou contente por se manter em quarto e Nico Rosberg deixou a Mercedes com a quinta colocação. Dos brasileiros, Rubens Barrichello ficou em oitavo; Lucas di Grassi e Bruno Senna não completaram.
Como ficou a prova:
1º Jenson Button (McLaren)
2º Robert Kubica (Renault)
3º Felipe Massa (Ferrari)
4º Fernando Alonso (Ferrari)
5º Nico Rosberg (Mercedes)
6º Lewis Hamilton (McLaren)
7º Vitantonio Liuzzi (Force India)
8º Rubens Barrichello (Williams)
Mundial de Pilotos
1º Fernando Alonso (Ferrari): 37
2º Felipe Massa (Ferrari): 33
3º Jenson Button (McLaren): 31
4º Lewis Hamilton (McLaren): 23
5º Nico Rosberg (Mercedes): 20
6º Robert Kubica (Renault): 18
7º Sebastian Vettel (Red Bull): 12
8º Michael Schumacher (Mercedes): 9
9º Vitantonio Liuzzi (Force India): 8
10º Mark Webber (Red Bull): 6
11º Rubens Barrichello (Williams): 5

Um comentário :

  1. Eu estava mto desanimado para ver essa corrida, mas felizmente meu sono sumiu. A melhor corrida dos últimos meses, sensacional. E destaco o passeio que o Schumacher está tomando do Nico. Impressionante como ele está lento. Posso queimar a minha língua, mas duvido que ele siga correndo em 2011. E o Hamilton é um maluco. Mas é isso que dá graça para uma corrida de automóveis! Mto bom.

    ResponderExcluir