quarta-feira, 31 de março de 2010

Adeus, Briosa!

A Portuguesa Santista foi rebaixada para a quarta divisão do futebol de São Paulo. Não foi na prática, mas será, questão de tempo. Diria de horas. Basta não vencer o Juventus em Ulrico Mursa. E dificilmente vencerá. Já era. Não dá mais. Não há como.
A campanha na terceira divisão é das piores. Em 16 partidas, apenas três vitórias e dois empates. O resto, 11 jogos, terminaram com derrotas. A curiosidade: a Briosa levou apenas 27 gols nas mesmas 16 partidas, média inferior a dois gols por partida.
Entender ou tentar entender é fácil. Mau planejamento, time sem identidade e interferências no trabalho do treinador. O primeiro, Wagner dos Anjos, foi embora por não aceitar a interferência. Transferiu-se para o Força (da Força Sindical) e hoje luta por uma vaga na fase seguinte. Rogério Delgado, Ivo Secchi e Paulinho Kobayashi (sim, ele mesmo) pegaram a vaca já no brejo. E pouca gente entendeu por quê Wagner foi embora. Ele gostaria de ser treinador e escalar o que tinha de melhor; não o que mandavam escalar.
Por que o momento é tão triste? Porque em 2003 a Portuguesa Santista disputava a semifinal da primeira divisão com o São Paulo, uma posição que nem o Santos campeão brasileiro do ano anterior e finalista daquela edição da Libertadores conseguiu. Três anos depois, em 2006, foi rebaixada para a segunda, onde ficou até 2009.
Neste ano, fez exatamente o caminho inverso do Red Bull. Os dois times passaram direto pela terceira divisão, mas o pessoal das asas está voando para a segunda, enquanto a Briosa teve o sonho de Ícaro e voou perto do sol. As asas derreteram e ela caiu.
O medo do futebol ser desativado já ronda Ulrico Mursa, algo parecido com o que aconteceu nos anos 80. O presidente disse para mim que não, isso não vai acontecer. Em seu primeiro ano de administração, o time estava na segunda. Em seu último ano (2011), disputará a quarta. Por obrigação, deveria devolver onde deixou, no mínimo.
O que reforça a tese da desativação? Se o clube se licenciar e voiltar no futuro, volta na última divisão, a mesma que ocupará em 2011 por conta do fracasso deste ano. O que enfraquece a mesma tese? A promessa do presidente, que fatalmente será lembrada neste espaço a todo instante, pois a palavra de um homem tem ou deveria ter valor.
Mas que é duro, é. E a palavra de hoje é...tristeza...

Um comentário :

  1. não é porque ganhou do juventus de 2x1.
    não fêz mais que a obrigação de vencer.
    e outra,
    vamos ver se domingo o jogador David joga na lateral. como é de costume sempre vem ordens absurdas de cima.
    ai entra o filho do dono do mundo.
    já me disseram que o jogador max estáva doente e nem ficou no banco,quem sabe até lá o David não pega uma Dengue, igual ao russo goleiro pegou antes de ir pra ?ADG mesmo ano que essa empresa esteve no time da adg mas deixou alguns atletas aqui.
    depois inventaram uma Dengue pra o goleiro russo que foi embora, engraçado que no outro dia estava treinando.
    e o que dizer de luiz dos reis que hoje dizem que está na áfrica do sul , quem sabe dirgindo de auxiliar da seleção africana .
    primeiro de abrilll

    ResponderExcluir