segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O árbitro era...

Flamengo e Cruzeiro disputavam a primeira partida da decisão da Copa do Brasil de 2003, no Maracanã. Ao final da partida, com o resultado de 1 a 1, Vanderlei Luxemburgo, então técnico do Cruzeiro, entrou no campo para pressionar o árbitro. O motivo: Thiago e Edu Dracena, zagueiros titulares do time mineiro, receberam cartões amarelos e estavam fora do jogo de volta, no Mineirão. O Cruzeiro foi campeão com Gladstone e Luisão na zaga, mas Vanderlei não deixou de apontar para o árbitro e dizer: "Você é o culpado!"
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Santos e Fluminense protagonizaram um dos confrontos brasileiros na Copa Sulamericana de 2005. O Fluminense venceu por 2 a 1 no Rio e o Santos devolveu o placar na Vila Belmiro. A disputa vai para os pênaltis. O placar aponta 3 a 2 para os cariocas e o meia Felipe bate o pênalti decisivo. Bola num canto, o goleiro Saulo no outro e a bola vai para fora. O árbitro manda voltar porque o goleiro se adiantou. Mas a bola foi para fora; o goleiro passou longe dela, sem se aproveitar. Nada feito. Nova cobrança, gol e classificação do Fluminense.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Botafogo e Atlético-MG disputavam uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil de 2007. O Galo tem um pênalti claríssimo não marcado. O Botafogo vence por 2 a 1 e avança.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Em 2008, Flamengo e Cruzeiro disputavam vaga na Libertadores. Quando se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, um pênalti no flamenguista Diego Tardelli não foi marcado. O Cruzeiro venceu por 3 a 2.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Fortaleza e Ceará disputavam a primeira final do Campeonato Cearense de 2009. O Fortaleza vencia por 1 a 0, quando o atacante Edu Sales, do Ceará, caiu na área, sozinho, a quilômetros de distância do zagueiro adversário. O árbitro, de forma convicta, marcou pênalti.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Estudiantes e Libertad disputavam as oitavas-de-final da Libertadores de 2009. Os argentinos venciam por 1 a 0 quando um pênalti inexistente do paraguaio Miguel Samudio sobre o argentino Angeleri foi marcado. O zagueiro ainda recebeu o cartão vermelho. O Estudiantes fez o gol de pênalti e ainda marcou mais um gol depois. No final, 3 a 0.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Fluminense e Palmeiras jogavam no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Os cariocas lutavam contra o rebaixamento. Obina marca de cabeça para o Palmeiras, mas o árbitro anula, alegando falta do atacante, que sequer encostou em seu marcador. O Fluminense venceu por 1 a 0.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
O blogueiro estava pautado para fazer uma matéria sobre arbitragem. Assunto leve, nenhuma polêmica. Ligou para um árbitro e ouviu. "Ligue outra hora; estou trabalhando". Na sequência, o telefone foi desligado. Quatro dias depois, o mesmo árbitro concedia uma bem-humorada entrevista a uma grande emissora de rádio.
O árbitro era Carlos Eugênio Simon.
Em entrevista ao Autobola, o ex-árbitro Romildo Corrêa alertou: não basta apitar bem; é preciso estar bem politicamente. Quem participa das festas, dos jantares e está próximo das pessoas certas, vai longe. Quem não faz nada disso, é esquecido.
Jamais um mesmo árbitro brasileiro apitou três Copas do Mundo seguidas. O mesmo brasileiro que apitou em 2002 e 2006 estará na África do Sul em 2010.
O árbitro é Carlos Eugênio Simon...

3 comentários :

  1. Este é o nosso melhor árbitro?? Que vai pra Coap do Mundo? Imagine um erro grave num jogo da Alemanha, da Inglaterra ou da Itáilia. Vão cassar o passaporte dele.. srsrs
    Abração, amigo...e parabéns pelo trampo de ontem. Gente séria e trabalhadora, dá pra confiar de olhos fechados..
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Um série de acontecimentos bem interessantes vale a reflexão. Vou ficar com a minha conclusão e torcer pelo meu time. Será que só a torcida ainda vale a pena ?

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que a situação do campeonato poderia ser diferente. A CBF me parece irá afastar esse árbitro por erros cometidos , mas e o campeonato como fica ?

    ResponderExcluir