domingo, 12 de junho de 2011

Button, nas loucuras de Montreal

Sem dúvida nenhuma, o GP do Canadá foi a corrida mais louca da temporada 2011 da Fórmula 1.
E fatalmente entrará para a galeria das inesquecíveis.
Não só porque Jenson Button venceu. Não só porque Sebastian Vettel não venceu, mas principalmente pela forma como as coisas aconteceram e como este resultado tornou-se uma realidade.
Mark Webber chegou em terceiro e Michael Schumacher em quarto.
Até o sábado, as coisas caminhavam dentro de uma normalidade em todos os aspectos.
Isso até o domingo chegar.
Teve chuva, safety car, paralisação, punições...e Lewis Hamilton...
Foi por causa da chuva que a largada se deu com o safety car, uqe não permitiu nenhum momento marcante até a quinta volta.
Quando a bandeira verde foi acionada, Sebastian Vettel manteve a tradição e pulou na frente, seguido por Fernando Alonso e Felipe Massa. E Lewis Hamilton deu início à própria loucura: deu um toque no carro de Mark Webber e fez o australiano rodar.
Mas nada que se comparasse à 9ª volta, quando, no afã de ultrapassar Button a qualquer preço, tocou no carro do companheiro de McLaren e bateu o próprio carro no muro. A suspensão se foi e Hamilton acabou indo junto.
E o safety car entrou novamente.
Curioso: Button, sem ter nada a ver com isso, levou um drive-through.
A chuva apertou, apertou e apertou um pouco mais. Começaram as trocas de pneus com a adoção de compostos para pista extremamente molhada.
Mas o problema não estava nos pneus. Estava na pista e na visibilidade. Não se enxergava nada e tinha aquaplanagem.
Não houve outra alternativa senão a bandeira vermelha. Paralisação.
Uma parada curta, de apenas duas horas, um pouco mais, um pouco menos.
E nada da chuva parar.
Mas o milagre aconteceu. A chuva foi diminuindo, o safety car entrou e, na volta 25, a corrida foi retomada, com Vettel na frente, Kamui Kobayashi em segundo e Felipe Massa em terceiro. Pois é...
E logo depois, Button apareceria novamente.
Alonso tentou ultrapassá-lo. A Ferrari e a McLaren se tocaram. Pior para o espanhol que caiu fora.
E novo drive-through para Button.
Na volta 54, Massa estava em segundo quando...pegou aquaplanagem, rodou e bateu sozinho. Não tão forte a ponto de sair da prova, mas o suficiente para forçar uma entrada nos boxes para a troca do bico da Ferrari.
Caiu várias posições.
Nick Heidfeld então disputava posição com Michael Schumacher, tocou na Mercedes do conterrâneo, perdeu o bico da Lotus Renault e provocou um novo safety car.
Quando a corrida voltou, com 12 voltas para o final, Vettel estava tranquilo e seguro na frente, com Michael Schumacher em segundo, Mark Webber em terceiro e Button em um honroso quarto lugar.
Isso até Webber tentar passar Schumacher, errar e ser ultrapassado por Button, que foi para cima de Schumacher e levou, fácil, fácil.
Havia uma distância em relação a Vettel e poucas voltas para o final. Mas Button chegou e Vettel ainda não tem a frieza dos multicampeões. Por vezes é o menino que erra sob pressão.
E errou.
Na última volta, escorregou na segunda chicane e permitiu a ultrapassagem.
Button seguiu tranquilo para a vitória, com o alemãozinho em segundo e Webber em terceiro.
Se no campeonato Vettel segue com tranquilidade rumo ao bi, no pódio ficou a marca de uma prova maluca, encerrada 4 horas após a largada. As caras de Button e de Webber resumiram os dois sentimentos...

Um comentário :

  1. Bom dia, Paulo! Três coisas me chamaram atenção neste GP: 1- Schumacher parece ter iniciada a sua "volta" à F1, pois demonstrou todo o talento que fez heptacampeão mundial. Acho que o ponto alto dele até aqui foi ter ultrapassado Massa e Kobayashi de uma só vez. 2- Hamilton parece querer provar algo para o mundo. Anda afoito, atabalhoado, como se fosse um iniciante. Precisa lembrar que é campeão do mundo e parar de agir como um moleque recém-saído do kart. Acho que a cota de erros dele já estourou. 3- Jenson Button é um piloto que ninguém comenta muito. Sempre na dele, faz boas corridas pela McLaren. Só que ontem ele se superou. Mostrou que é um grande piloto e que, com a evolução de seu carro, pode fazer sombra a Vettel. Aliás, não entendi o abatimento do alemão no pódio. Tá bom, errou, faz parte do jogo. Mas o título tá muito bem encaminhado, vai ter que errar muuuito pra perder esse campeonato. Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir