quinta-feira, 30 de junho de 2011

Análise, só com base...


Futebol é momento, isso está mais que provado.
Futebol é resultado, isso é fato mais que consumado.
Momento e resultado formam o alicerce dos mais inteligentes comentários, via de regra abastecidos por forte impostação de voz e movidos pela razão e pela verdade.
Afinal, o treinador que vence duas seguidas é um gênio e tem um time mágico nas mãos. Ao final do campeonato, depois que a mesma equipe suou para não ser rebaixada, já se sabia desde o início que aquele trabalho não estava correto.
Há exatas duas rodadas, o São Paulo era o maior e melhor time do Brasil. Cinco vitórias seguidas, nem aquele horroroso Real Madrid de Di Stéfano conseguiria. Essa façanha só poderia vir de um time comandado por um gênio, afinal, todo mundo sabia que a eliminação na Copa do Brasil foi um acidente de percurso e a ameaça de demissão um exagero apenas e tão somente da diretoria. Como todo bom time, iniciava a escalação com um goleiro mágico, fenomenal, sobrenatural.
Momentos após esta extremamente bem embasada análise sobre o melhor São Paulo de todos os tempos, eis que surge um tal Corinthians. Um time comum, pois havia cometido a insanidade de empatar. E quem empata não é mágico. Mas quem vence por 5 a 0 é. Quem goleia o então líder absoluto é digno de pelo menos três taças antecipadas.
Mas qual era o time que liderava mesmo? Ah, sim, aquele que perde de cinco. Um time fraco, sem condições, que só se deu ao luxo de ocupar a liderança por um desses lapsos tão comuns em início de campeonato.
É aquele mesmo time que tem um frangueiro no gol, um sujeito ultrapassado, que já poderia ter se aposentado há tempos, afinal, há anos não tem mais condições de defender o gol tricolor. Um goleiro de quinta categoria, capaz de falhar em dois jogos seguidos.
O treinador? Uma anta que não tem capacidade para escalar um time. Time? Dá pra chamar isso de time?
Esta já é a análise atual e a que virá nos próximos dias.
Respeitar Rogério Ceni, jamais. Crer que ele continua a ser excelente, continua a ser o maior ídolo da história tricolor e que apenas passa por um mau momento, culminando com duas infelicidades é firmar sua casa na argila. Afinal, o alicerce é formado pela soma momento + resultados.
Só não se sabe o que é pior.
Quem adota este discurso como verdade ou quem ouve e o aceita como verdade...

Nenhum comentário :

Postar um comentário