terça-feira, 24 de maio de 2011

Monte Carlo

Mônaco
Circuito de Monte Carlo
78 voltas
3.340 metros em cada volta.
Recorde da pista: 1min14s439, estabelecido por Michael Schumacher em 2004
Em 2010: 1º Mark Webber (Red Bull), 2º Sebastian Vettel (Red Bull), 3º Robert Kubica (Renault).
Programação (horário de Brasília):
Quinta-feira, 5 horas: Pratice 1
Quinta-feira, 9 horas: Pratice 2
Sábado, 6 horas: Partice 3
Sábado, 9 horas: Qualifyng
Domingo, 9 horas: Corrida
Curiosidades
São muitas, fatalmente algumas serão deixadas de lado, mas vamos às que forem lembradas:
- Treinos livres na quinta mesmo, não são na sexta. Em Mônaco, a sexta-feira é dedicada aos eventos organizados por e para pessoas que nada têm a ver com a Fórmula 1 (a popular papagaiada).
- O circuito está na Fórmula 1 desde 1955.
- Quase sem pontos de ultrapassagem, o circuito define seus vencedores nos treinos. Levar a pole é ter meio caminho percorrido. Vai exigir toda a carga aerodinâmica.
- Mônaco consagrou Ayrton Senna. Foram seis vitórias, uma quase vitória em 1984, quase ultrapassando a McLaren de Alain Prost com uma horrorosa Toleman, debaixo de um temporal e um erro ridículo (no dia 15 de maio de 1988, ao bater na entrada do túnel, sozinho).
- Às vezes, Mônaco consagra figuras pouco comuns. E, 1982, Ricardo Paretese venceu. Em 1996, foi a vez de Olivier Panis.

2 comentários :

  1. Eita pistinha chata! Já deveria ter sido retirada há anos, mas sobrevive por ser o "quintal" de muita gente da F1. Nem sei se vou assistir no domingo...

    ResponderExcluir
  2. E, em 82, o Patrese só ganhou porque Pironi e De Cesaris ficaram sem gasolina na última volta. Ele soube que tinha ganho a corrida depois da bandeirada, porque tinha rodado umas voltas antes e cruzou a linha de chegada ainda se lamentando por ter "perdido" a prova...

    ResponderExcluir