domingo, 17 de abril de 2011

Hamilton, porque a F1 tem jeito

A melhor corrida do ano. Disparado.

O GP da China foi aquela corrida que o torcedor queria, pedia e sentia saudades.

Sim, meus amigos, a Fórmula 1 tem jeito.

É só uma questão de querer.

Lewis Hamilton venceu em Xangai.

Sim, Lewis Hamilton, não Sebastian Vettel.

O alemãozinho chegou em segundo, com Mark Webber em terceiro.

O mesmo Webber que largou em 18º.

Esses motivos seriam suficientes para tornar o GP da China interessante.

Mas teve mais, muito mais.

Não foi só a vitória de Hamilton. Foi a vitória que começou antes da volta de instalação e terminou com uma ultrapassagem sobre aquele que até então mandava na categoria.

Foi a corrida com a maior alternância de posições dos últimos tempos.

Falo das primeiras posições, inclusive da liderança.

E tudo na base da ultrapassagem na pista; nada de esperar o pit stop.

Foi a corrida em que quem entrou mais vezes nos boxes se deu melhor.

A vitória de Hamiltom começou a ser desenhada antes da largada.

Sabe-se lá por quê, mas o carro do inglês foi o último a se posicionar no grid.

A imagem mostrava os mecânicos tentando consertar um problema de última hora.

Falaram em vazamento de combustível, mas a McLaren não se pronunciou.

Hamilton se posicionou nos últimos minutos e parecia que teríamos mais um motivo para uma corrida burocrática.

Engano.

Na largada, o que Vettel tinha falado sobre o kers, ou a falta dele, se consumou.

O alemãozinho ficou para trás, enquanto Jenson Button e Lewis Hamilton pularam na frente.

Apesar que a imagem mostrou Vettel acionando o kers...mistério...

O pessoal havia optado pelos pneus macios que, além de deixarem os carros mais lentos, se desgastavam com facilidade.

Ou seja, primeira bateria de pits logo na 11ª volta.

E a corrida começou pra valer.

Jaime Alguersuari foi o primeiro. E perdeu a roda traseira direita logo depois de sair. Mark Webber entrou logo depois.

Na volta 14, Vettel passou Hamilton e entrou nos boxes. Eu também não entendi.

Button foi junto com ele e cometeu uma das maiores gafes das última décadas.

Errou de equipe.

É verdade. Ia parando na Red Bull, acelerou foi para o time certo.

Nessa perda de tempo, Vettel se aproveitou e saiu na frente dele.

Na pista, Felipe Massa passou Hamilton, os dois entraram juntos nos boxes e o brasileiro saiu na frente.

Encerrada a bateria, Nico Rosberg era o líder.

Sim, Rosberguinho.

Antes da volta 30, a segunda bateria e o início da decisão.

Porque a Ferrari decidiu retardar as entradas de Massa e Fernando Alonso. Os dois até andaram na frente, mas como o desgaste dos pneus era imenso, os carros rendiam menos.

Quem parou antes, chegou. Tanto que Massa só foi entrar pela segunda vez na volta 33 e, na 38, Button entrava pela terceira.

Um parênsete. Na segunda saída de Massa, ele passou sobre a linha branca que delimita o espaço entre pit lane e pista. E havia uma denúncia de que Alonso havia usado a abertura da asa traseira em local indevido.

Nas duas últimas baterias, Sebastian Vettel havia ficado com a liderança.

Melhor para quem optou por essa terceira parada.

Na volta 45, Hamilton, com pneus duros e novos, ultrapassou Massa, então o segundo colocado.

Lá atrás, depois de paradas a mais ou a menos e algumas ultrapassagens, Webber passava Michael Schumacher e Fernando Alonso. E vinha chegando para o pódio.

Na volta 50, Hamilton chegou de vez em Vettel. Abre asa daqui, usa o kers dali e na 52 levou. Para não perder mais.

Enquanto isso, Webber passava Button para se garantir em 3º e levar a menção honrosa.

No pódio, a emoção e o choro justos de quem venceu nessas circunstâncias.

Hamilton ainda tem 47 pontos, contra 68 de um absoluto líder Vettel.

Mas já deu um pouco mais de graça a essa loucura chamada Fórmula 1.

A corrida

1º Lewis Hamilton (McLaren) - 1h36min582226

2º Sebastian Vettel (Red Bull) - a 5s198

3º Mark Webber (Red Bull) - a 7s555

4º Jenson Button (McLaren) - a 10s

5º Nico Rosberg (Mercedes) - a 13448

6º Felipe Massa (Ferrari) - a 15s840

7º Fernando Alonso (Ferrari) - a 30s622

8º Michael Schumacher (Mercedes) - a 31s026

9º Vitaly Petrov (Lotus-Renault) - a 57s404

10º Kamui Kobayashi (Sauber) - a 1min03s273

11º Paul di Resta (Force India) - a 1min08s757

12º Nick Heidfeld (Lotus-Renault) - a 1min12s739

13º Rubens Barrichello (Williams) - a 1min30s189

14º Sebastien Buemi (Toro Rosso) - a 1min30s671

15º Adrian Sutil (Force India) - a 1 volta

16º Heikki Kovalainen (Lotus)- a 1 volta

17º Sergio Perez (Sauber)- a 1 volta

18º Pastor Maldonado (Williams)- a 1 volta

19º Jarno Trulli (Lotus)- a 1 volta

20º Jerome D'Ambrosio (Marussia) - a 2 voltas

21º Timo Glock (Marussia) - a 2 voltas

22º Vitantonio Liuzzi (Hispania) - a 2 voltas

23º Narain Karthkeyan (Hispania) - a 2 voltas

Não completou

Jaime Alguersuari (Toro Rosso)

Classificação

1º Sebastian Vettel - 68 pontos

2º Lewis Hamilton - 47 pontos

3º Jenson Button - 38 pontos

4º Mark Webber - 37 pontos

5º Fernando Alonso - 26 pontos

6º Felipe Massa - 24 pontos

7º Vitaly Petrov - 17 pontos

8º Nick Heidfeld - 15 pontos

9º Nico Rosberg - 10 pontos

10º Kamui Kobayashi - 7 pontos

11º Michael Schumacher - 6 pontos

12º Sebastien Buemi - 4 pontos

13º Adrian Sutil/Paul di Resta - 2 pontos

Construtores

1º Red Bull - 105 pontos

2º McLaren - 85 pontos

3º Ferrari - 50 pontos

4º Renault - 32 pontos

5º Mercedes - 16 pontos

6º Sauber - 7 pontos

7º Toro Rosso/Force India - 4 pontos

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