segunda-feira, 11 de abril de 2011

Depois de Sepang

Entre Piquetistas e Sennistas, há mais de 15 anos ficaram os que realmente gostam da Fórmula 1.

Nos anos de Schumbomacher, sobraram apenas os que tem fascínio por esse mundo, os que têm gasolina nas veias.

Os demais abandonaram. Não tinham mais interesse em acompanhar uma categoria na qual a disputa era pelo segundo lugar.

Mais ou menos o que está se desenhando para a temporada 2011.

Não só por ter um carro extraordinário, mas principalmente por ser um piloto excepcional, Sebastian Vettel juntou todos os ingredientes para tornar a Fórmula 1 uma luta pelo vice.

Deixou de ser campeão por antecipação em 2010 porque a equipe não externava a questão do primeiro piloto e, por vezes, por ser precipitado demais, fruto da empolgação de um jovem louco para vencer.

Mas não deixou de ser campeão.

E dificilmente deixará o título escapar em 2011.

A Red Bull não vai andar para trás. Um carro que não utiliza o kers, que o engenheiro grita no rádio de Mark Webber para não acionar o recurso e que, ainda assim, anda na frente dos outros, é um carro que só precisa do piloto.

E a Red Bull tem esse piloto.

O que poderia tirar o título de Vettel, então?

Primeiro, o próprio Vettel. O alemãozinho ainda não foi pressionado neste ano e, até o ano passado, deixava a imagem de quem cometia erros quando estava sob pressão.

Segundo, o excesso de confiança dele e da equipe.

Alguém pode proporcionar essa pressão sobre ele e o pessoal das asinhas?

Pode ser. A McLaren claramente escondeu o jogo. Tem um carro muito melhor do que dizia ter. Evidentemente não é uma Red Bull, mas é um carro que pode dar trabalho, sobretudo na temporada europeia, quando o desgaste dos pneus fatalmente será menor.

E a Lotus Renault, hein? Surge como equipe de média para boa. Melhor que a Force India do início da temporada passada, melhor que a Williams do final do ano passado, que só ia bem no Qualifying. Está mandando bem nas corridas. Muito bom para a categoria.

Aprende, Mercedes...

Sobre a Malásia, duas notinhas:

1 - Hamilton e Alonso perderam 20 segundos do tempo de corrida por causa daquele toquinho em Sepang. O inglês perdeu a sétima posição para Kamui Kobayashi. Não altera nada.

2 - Massa lamentou a trapalhada (outra) da Ferrari no primeiro pit stop, quando a equipe demorou para acertar o pneu dianteiro esquerdo. Massa não lamentou a mangueira não retirada em Cingapura 2008, nem a quebra na Hungria, no mesmo ano. Quem precisa se lamentar é a Ferrari. Toda ela...

E a Fórmula 1 segue para a China, já neste fim de semana.

Apostas, por favor.

Do segundo para baixo...

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