segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Depois de Yas Marina

Não foi um título resumido ao talento, pois essa característica é muito mais acentuante em Fernando Alonso.
Também não foi um título resumido ao melhor carro, porque Mark Webber tem a mesma máquina e não venceu.
Foi o título de Sebastian Vettel e da Red Bull.
De Sebastian Vettel por pular de improvável e precipitado para o real.
E foi o título da Red Bull pela política do "vão para a pista e se espanquem; que vença o melhor".
Cheguei à conclusão de que esse discurso de "ética na Fórmula 1" e "as coisas devem ser decididas na pista" é uma mania tupiniquim, sem passaporte. A Red Bull foi criticada em várias instâncias pelo sistema que adotou. Sim, meus amigos, muita gente defendeu o jogo de equipe.
O que não entendi foi a firmeza para a defesa de uma ideia momentânea. Primeiro, a Red Bull deveria ter priorizado Vettel, então à frente de Webber no campeonato. Em Interlagos, formou-se uma fila dos que defendiam a prioridade ao australiano. Diziam que o pessoal das asinhas poderia entregar o título para a Ferrari.
Poderia sim, se arriscou sim, mas venceu. Fato.
Sobrou para Alonso reclamar de Vitaly Petrov. Sim, ele queria que o russo abrisse caminho em uma disputa de posições porque..."is...faster...than...you". Tá bom, Alonso, só que o carro da Renault é amarelo.
Definitivamente, Alonso era o dono dos carrinhos na infância. Ou era do jeito dele ou ele não brincava mais.
A Williams renovou com Barrichello. Mais uma daquelas verdades que são mentiras até que se tornem verdades. Coisas da Fórmula 1.
E para onde vamos agora? Sei lá, para casa, mas os assuntos não acabam. Tem muita especulação para virar verdade ainda.
E um novo campeão...

Um comentário :

  1. Acho que a Red Bull foi esperta , o primeiro piloto é o Vettel sempre foi , mas como o Webber estava na frente no campeonato , a Red Bull muito esperta falou que não tinha jogo dentro da equipe , que tudo seria resolvido na pista . Mas fica a dúvida , como seria a posição da Red Bull se o Vettel estivesse na posição do Webber ??

    ResponderExcluir