segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Depois de Yeongam

Nas últimas quatro temporadas, o GP do Brasil determinou o campeão mundial de Fórmula 1.
Foi assim em 2006, com o bi de Fernando Alonso, na brilhante vitória de Felipe Massa e mais brilhante ainda corrida de Michael Schumacher, em sua até então despedida. Foi assim em 2007, quando a Ferrari inverteu as posições nos boxes para Kimi Raikkönen tirar a liderança de Massa, num jogo de equipe mais que compreensível, pois Iceman só seria campeão se vencesse. E não dá para esquecer o sol e os 32º no descoberto Setor G.
Foi assim em 2008, na ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Timo Glock na subida dos boxes (e de onde estava o blogueiro, final da reta oposta, parecia uma ultrapassagem sobre um retardatário) e foi assim em 2009, com Jenson Button cantando "We are the champions" no rádio da Brawn GP.
Em 2010 não será assim.
E não será porque estamos em uma temporada em que nada se define até o fim de cada prova. Vimos isso em praticamente todas as etapas.
Mas o que aconteceu na Coreia do Sul foi fora do normal. Mark Webber aumentaria a diferença na liderança do campeonato até bater o carro de modo estúpido. Sebastian Vettel iria assumir a liderança até ser ultrapassado por Fernando Alonso e sofrer um improvável estouro de motor da Red Bull. Alonso, que estava fora de cogitação, é o novo líder. E Lewis Hamilton, que ficaria com poucas chances, está vivo na briga.
Será muito difícil Alonso ser campeão em Interlagos. Seria necessária uma combinação improvável. Pode acontecer? Sim. A Red Bull mostrou que não é perfeita, Vettel é o mesmo garoto afoito de sempre e Webber não é o cara que vai arriscar tudo por um título. Mas Hamilton ainda está na briga. Pode bancar o precipitado novamente, mas pode também mostrar maturidade.
Pela matemática (e se eu fosse bom nisso não seria jornalista), Alonso será campeão se vencer e as Red Bull não pontuarem em Interlagos. Mas acho difícil essa combinação. O pessoal das asinhas vai acertar os carros e não vejo muita probabilidade em uma reedição da Turquia (Vettel cacetando o carro de Webber).
Alonso pode até vencer (e terá essa obsessão), mas as Red Bull vão levar a briga para Abu Dhabi.
E a temporada 2010 da Fórmula 1 entrará de vez para as 1001 noites...

Um comentário :

  1. Me parece que Webber está começando a ficar preocupado. O Alonso não irá perder esse campeonato.

    ResponderExcluir