domingo, 29 de agosto de 2010

Hamilton, na base da genialidade

Muitas são as palavras que explicam a vitória de Lewis Hamilton no GP da Bélgica. Porém, apenas uma define o triunfo do inglês: genialidade.
Foi a terceira vitória do campeão mundial de 2008 na temporada, a 14ª na carreira, igualando-se a Emerson Fittipaldi. E a liderança no Mundial de Pilotos. Resumida a uma fantástica largada, um pouco de sorte e a superação à estupidez de um time chamado McLaren.
Eu adiantei que a chuva determinaria o vencedor da prova. Digamos que a natureza contribuiu.
Mark Webber era o pole, seguido por Hamilton e Robert Kubica. Porém, o inglês foi pleno na largada. Não tomou conhecimento do australiano e se mandou na frente. Adicione aí a péssima largada de Webber, ultrapassado ainda por Kubica e Jenson Button, que havia saído em quarto. Button ainda brigou com Kubica e o venceu, tomando a segunda posição.
Ou seja, tínhamos as duas McLaren (Hamilton e Button), Kubica e Webber.
Isso até a chuva chegar, antes do complemento da primeira volta. Na chicane que antecede a reta dos boxes, o pelotão da frente saiu todo da pista. Não bastasse, Rubens Barrichello comemorou os 300 GPs na carreira cacetando a Ferrari de Fernando Alonso. Safety car.
A maioria do grid aproveitou para botar os pneus intermediários, mas não houve muitas alterações de posições. Até porque a pista secou e a movimentação nos boxes aconteceu para a volta dos pneus para pista seca.
Parecia que a corrida iria ficar chata. Parecia. Um rádio de equipe, dois, três, quatro, com a mesma mensagem: "Vem mais chuva aí ".
Enquanto rolava a expectativa dos céus, Sebastian Vettel infernizava aqui embaixo. Na volta 17, tentou ultrapassar Button. Tentou, perdeu pressão aerodinâmica, perdeu o controle do carro e acertou em cheio a lateral da McLaren. Button deu adeus à corrida e Vettel correu para os boxes, para colocar uma nova asa dianteira.
Não ficou barato. Nigel Mansell (é, ele mesmo) chefiou a equipe de fiscais que deram um drive-through (mais um) para o alemão. Esse, sem contestações.
E a chuva veio, claro que veio. A 10 voltas do fim da prova, mas veio. Hamilton perguntou se era a hora de trocar pneus. A McLaren, com a discrição e o tom de voz baixo, mas dotada de uma burrice sem precendentes, disse a ele para que esperasse até que eles tivessem certeza.
A certeza veio. Hamilton passeou na brita e foi ultrapassado. Aí a McLaren acordou. E permitiu ao inglês trocar os pneus.
Então, veio a sorte. Kubica e Webber também entraram, mas o polonês teve a capacidade de errar o ponto de parada. Perdeu tempo. Hamilton contou com (agora sim) o bom trabalho da equipe e saiu na frente dos rivais.
Aí foi a vez de Alonso fazer lambança. ele, que saiu em 10º, perdeu posições com a batida de Barrichello e recuperou um monte delas na pista, rodou sozinho, bateu e perdeu a suspensão dianteira. Provocou a última entrada do safeuty car.
Hamilton administrou a liderança nas três voltas que restaram sem safety car. E comemorou. Muito.
Ele agora é o líder do campeonato, com 182 pontos, seguido por Webber, com 179, Sebastian Vettel com151, Button com 147 e Alonso com 141.
E agora, vem Monza. É dia 12.
Resultado final

1° Lewis Hamilton (McLaren)
2° Mark Webber (Red Bull)
3° Robert Kubica (Renault)
4° Felipe Massa (Ferrari)
5° Adrian Sutil (Force India)
6° Nico Rosberg (Mercedes)
7° Michael Schumacher (Mercedes)
8° Kamui Kobayashi (Sauber)
9° Vitaly Petrov (Renault)
10° Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
11° Vitantonio Liuzzi (Force India)
12° Pedro de la Rosa (Sauber-Ferrari)
13° Sebastien Buemi (Toro Rosso)
14° Nico Hulkenberg (Williams)
15° Sebastian Vettel (Red Bull)
16° Heikki Kovalainen (Lotus)
17° Lucas di Grassi (Virgin)
18° Timo Glock (Virgin)
19° Jarno Trulli (Lotus)
20º Sakon Yamamoto (Hispania)

Não completaram

21° Fernando Alonso (Ferrari)
22° Jenson Button (McLaren)
23° Bruno Senna (Hispania)
24° Rubens Barrichello (Williams)

2 comentários :

  1. Hamilton mostrou uma atitude de campeão . Ele aproveitou a oportunidade. Como cada corrida apresenta uma novidade , ele percebeu que não poderia deixar a vitoria para outro dia .

    ResponderExcluir
  2. Cade o Alonso ? A vergonha da F1 deste ano. Acho dificil conseguir ganhar o campeonato deste ano .

    ResponderExcluir