quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Respeito??

O Fluminense não tem uma torcida tão numerosa quanto a do Flamengo, tampouco a popularidade do time da Gávea. Mas nesta quarta-feira decidiu uma competição internacional e, como dizem alguns filósofos, foi "Brasil na Copa Sul-Americana".
Dessa forma, não deu para entender o tratamento que parte da mídia destinou ao jogo disputado no Maracanã. O Estado de São Paulo e a Grande BH só tiveram acesso a uma emissora de TV aberta para acompanhar a partida: a Bandeirantes (ou Band, como queiram). Na Globo, emissora que compra até os direitos do Torneio da Estiva e maior defensora da tese de que o clube X é Brasil na Libertadores (ou qualquer outra competição), foi gentilmente oferecido o filme "Encurralados". Só que a Globo esqueceu de alguns pequenos detalhes:
1- São Paulo e Minas Gerais são praças onde há torcedores do Fluminense
2- São Paulo e Minas Gerais são praças onde há torcedores querendo secar o Fluminense
3- São Paulo e Minas Gerais são praças onde há pessoas que gostam de futebol, independente de quem vá jogar.
E o que foi que aconteceu? As duas emissoras empataram na audiência: 13 pontos para cada. O que a Globo fez? Deu um jeito de exibir os 25 minutos finais da partida no Maracanã.
Duas explicações para esse "jeito". Uns defendem que o filme foi para o intervalo, entrou um plantão do Jornal da Globo com o jogo e o filme não voltou mais. Outros dizem que alguns intervalos do filme foram atropelados, os personagens deixaram de ficar encurralados mais cedo e sobrou tempo para abrir a transmissão do Maracanã. Como o blogueiro estava se dirigindo à sua residência, sendo informado da partida pelo rádio, não foi possível constatar in loco o que realmente ocorreu, embora seja fácil entender: a Globo percebeu ter tomado a decisão errada.
E aí vem outro detalhe: o blogueiro ouviu o segundo tempo da partida pela Rádio Jovem Pan. Sim, porque a Bandeirantes ignorou a partida, como havia feito na semana passada. Às 23h30, era exibida a Voz do Brasil, enquanto a JP rasgava com Rogério Assis, o mestre Cláudio Carsughi e com Rodrigo Viga no gramado do Maracanã.
A tese de que o torcedor só assiste aos jogos do time dele e que se for outro ele desliga a TV ou o rádio só existe na mente de alguém que desconhece por completo o mundo futebolístico. A Rede Globo demonstrou total incoerência ao defender a tese do time ser "Brasil na competição" e não permitir que todo o País tenha acesso à partida. Ainda bem que existe a TV Bandeirantes.
Sabemos que a Globo enxerga o futebol como um produto, decidindo datas, horários e partidas a serem exibidas de acordo com interesses comerciais e de acordo com a audiência, sem em nenhum momento verificar a importância que aquela partida tem.
E por quê? Porquê quem toma essas decisões jamais sujou a bemuda no cimento da arquibancada, nunca tomou aquele sorvete de limão que você, em hipótese alguma, quer conhecer a procedência. Desconhecem o sabor do sanduíche de pernil do Morumbi, do cachorro-quente do Maracanã ou do feijão tropeiro do Mineirão. Jamais deixaram o estádio queimados de sol ou molhados com a água da chuva. Nunca estiveram em banheiros imundos, não sabem a adrenalina que é pegar um ônibus lotado após uma partida qualquer. Eles, em momento algum, grudaram suas bocas no alambrado para xingar técnicos e bandeirinhas. São essas pessoas que hoje dizem entender tudo sobre o mundo da bola. São essas as pessoas que decidem o que é melhor para você. São essas pessoas que sabem que, se seu time não estiver em campo, você nem vai querer saber do jogo. Como se eles soubessem alguma coisa...

3 comentários :

  1. Igualzinho a editor chefe de jornal, hahahah!!

    ResponderExcluir
  2. Onde assino? Abs.

    Alex Frutuoso

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que foi autorizado a transmissão pela Band , pelo menos quem não tem TV A CABO pode assistir o jogo . Pena que o FLU não conseguiu , mas valeu !!

    ResponderExcluir