sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Raça vascaína


Quero deixar uma coisa bem clara antes de dar início a este post: eu não gosto do sr Antonio Carlos Zago.
Antonio Carlos encerrou a carreira de jogador em 2007, defendendo o Santos. No último jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano (derrota por 4 a 2 para o Fluminense, na Vila Belmiro), o zagueiro ajoelhou-se no gramado, recebeu mil homenagens e, no dia seguinte, assumia a gerência de futebol do Corinthians. Até aí, tudo bem, não fosse o fato dele já estar trabalhando para o clube do Parque São Jorge quando ainda jogava no Santos e, principalmente, tentando levar atletas da Vila Belmiro para lá.
Porém, como diz o filósofo, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. A torcida do Vasco não pode rejeitar o nome de Antonio Carlos como possível treinador da equipe por causa da acusação de racismo. Lembram? Antonio Carlos jogava no Juventude e, em um jogo contra o Grêmio, teria chamado Jeovânio de "macaco" e, ainda por cima, esfregou dois dedos no braço. Ele disse que se arrependeu, foi punido e o assunto foi encerrado.
Antonio Carlos está no São Caetano e estava bem cotado para assumir o Vasco. Mas a torcida vascaína foi para a internet e deixou claro que quer qualquer um, menos ele. No Orkut, a comunidade "Vasco da Gama", com 373 mil membros, expõe em sua página de apresentação uma foto de Zago e os dizeres: "Racista, não".
Qualquer tipo de racismo é abominável, seja contra negros, nordestinos, judeus e por aí afora. Mas Antonio Carlos já se desculpou e esse assunto deveria ser deixado de lado.
Se a torcida argumentar que Zago não tem a devida experiência para assumir um time com a grandeza do Vasco no primeiro ano da volta à Série A, concordo e assino embaixo. Mas não aceitá-lo no clube por causa de um deslize é o que podemos classificar como "falso moralismo". Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca pecou...

2 comentários :

  1. Bom blog parabéns!

    Visitem também http://apoiaportugal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não sei não. Acho que tudo isso aconteceu para justificar a escolha de outro treinador para o Vasco. Um abraço . O blog continua bem legal.

    ResponderExcluir