quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cobras mandadas


Há dez anos, Marcelo Teixeira era o candidato da oposição no Santos FC. Enfrentava José Paulo Fernandes, então vice de Samir Jorge Abdoul-Hak. A campanha santista no Brasileirão de 1999 foi sofrível. E a cada gol que o time levava na Vila Belmiro, parte da torcida virava-se imediatamente para as tribunas e entoava: "Ei, Samir, vai tomar no c...". Em seguida, o coral pedia Teixeira no comando.
A promiscuidade na relação clubes/torcidas organizadas é mais antiga que o próprio futebol. Por qualquer razão, as facções apoiam ou deixam de apoiar jogadores, técnicos e dirigentes. Dizem que os motivos mais comuns são políticos e/ou financeiros. E é realmente estranho ver faixas das torcidas em qualquer lugar onde os times joguem.
Mas como em qualquer realção, há o exagero. E o caso de Vágner Love é só o mais recente. Ele foi agredido quando ia a uma agência bancária próxima ao Palestra Itália, a mesma agência onde Lenny enfrentou a "fúria" de meia dúzia na semana passada. Na hora em que Vágner ia ao banco, o goleiro Marcos estava lá dentro.
Se Lenny, Vágner Love e Marcos foram à mesma agência, significa que o elenco palmeirense frequeta aquele local. Mas isso nós ficamos sabendo agora. E de que forma os "torcedores" sabiam antes? E por quê agredir um jogador que, apesar da má fase, fez um gol no Atlético-MG? Que razões alguém teria para ver Vágner Love fora do Palmeiras? Detalhe: a mesma torcida que lotava o Palestra em 2003, quando o Palmeiras, com Love, disputava a Série B.
Será que os jogadores terão de mudar de agência por questões de segurança?
Outra coisa; era uma tarde de terça-feira. Será que esses "torcedores" já ouviram falar em trabalho?
A história mostra que não. Em 2001, o CT do Santos foi invadido em um dia de semana. Em setembro do ano passado, Emerson Leão foi agredido de maneira covarde na Vila Belmiro, em um dia de semana. Quando o Corinthians quis se livrar de Tevez, a "torcida" sequer considerou o fato do argentino estar com a filha de meses de vida no carro.
Enfim, são mais de mil casos, mas todos centralizados em uma questão: os clubes. É como você criar uma cobra cascavel em casa. Não adianta alimentar, cuidar e dar carinho. Aquilo é uma cobra venenosa e cedo ou tarde vai se revelar.
Quer financiar, pedir apoio, ter os interesses atendidos, que o faça. Mas uma hora tudo isso pode se voltar contra você. Depois, não reclame.
Vágner Love foi mais um caso. Infelizmente, não foi o último.

2 comentários :

  1. Torcida organizada não serve pra nada e é composta só por vagabundos! Tem gente que veste camisa de organizada sem nem torcer pro time que as mesmas "apoiam".

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários , a violencia não serve para resolver os problemas e rendimentos do clube

    ResponderExcluir