Se houve alguém que errou na noite de quarta-feira, em Porto Alegre, foi Dorival Júnior. Talvez fosse mesmo a hora de sacar Marquinhos do time, se considerarmos que ele tinha um cartão amarelo e havia levado uma pancada no tornozelo. Jamais seria a hora de colocar Rodrigo Mancha em campo.
Além de fraco tecnicamente, Mancha não tem as mesmas características de Marquinhos. É volante de contenção, não faz a ligação entre o meio e o ataque, não conduz, não segura a bola.
Dorival buscou trancar o time no momento em que poderia sair mais para o ataque. Se faz mais um ou dois gols, o Santos praticamente eliminaria o jogo de volta.
Até os 25 minutos do primeiro tempo, o Grêmio estava irreconhecível. O Santos vencia por 2 a 0, dominava a partida e o pênalti defendido por Felipe murchou o Olímpico de vez. O Santos perdeu a chance de golear ainda no primeiro tempo. Porém, o Grêmio não murchou e cresceu ainda no primeiro tempo. Pelo twitter, eu disse que o Santos estava esperando demais o adversário. A medida era inteligente, mas arriscada. E no segundo tempo, o Grêmio voltou a ser Grêmio. Jogou com volume, ofensivamente, fazendo valer o fator casa (detesto esses chavões).
O que Dorival fez? Ao invés de manter a proposta que deu certo no primeiro tempo, resolveu trancar. Melhor segurar o 2 a 0 do que arriscar marcar o terceiro. E manchou uma vitória certa ao colocar em campo um jogador que não tem condições de vestir a camisa do Santos. Em nove minutos, enxergou a besteira que fez. Só que o placar já marcava 2 a 2, com um Grêmio cheio de moral. A virada sria questão de tempo.
Sacar Mancha só mostrou o reconhecimento de uma decisão estúpida tomada nove minutos antes. Os socos que o jogador deu no banco de reservas do Grêmio revelaram o equilíbrio emocional que certos atletas têm.
Mas ninguém pode pôr a culpa no Mancha. Ele não tem culpa se um clube o contrata depois de ter sido rebaixado no ano anterior. E menos culpa ainda se o treinador, sabedor de sua nenhuma qualidade, o coloca em campo em um jogo decisivo.
Todo mundo tem mais 90 minutos para tentar consertar essa besteira. Resta saber se não vão tentar arrumar com outra besteira...
Concordo contigo, na hora que eu vi a substituição sabia que ia dar merda..
ResponderExcluirE a atitude do Dorival, ao tirar o Mancha, foi pior ainda.
Fora essas falhas o jogo foi bem equilibrado, eu gostei.
Abraço.
Todas as vezes que o Santos jogou mal e tomou sufoco foi porque o Dorival retrancou. Será que ele não percebe que no caso do Santos a melhor defesa é o ataque!
ResponderExcluirNão é a primeira vez que o Dorival demonstra não ter o Santos na mão. Depois da Copa o Felipão estará disponível. É bom ele parar com esses erros.
ResponderExcluir