sábado, 3 de outubro de 2009

Deu a louca no grid

Não precisava haver tantos acidentes, nem o susto com Timo Glock, muito menos o atraso de meia hora nos treinos para o GP do Japão. O grid de largada foi completamente alterado. Após o treino, quando os brasileiros achavam que poderiam dormir, vem a FIA e dá um espetáculo de punições.
Cinco pilotos vão lá para trás por desrespeitarem uma das inúmeras bandeiras amarelas: Jenson Button e Rubens Barrichello (Brawm GP), Fernando Alonso (Renault), Adrian Sutil (Force India) e Sebastien Buemi (Toro Roso). Os quatro primeiros não aliviaram o pé em um trecho com bandeira amarela. Buemi, que conseguiu a façanha de bater duas vezes em um único treino, ainda voltou aos boxes com o carro avariado, o que impediu a passagem de alguns pilotos.
Logo depois, foi a vez de Heikki Kovalainen ser punido. O finlandês precisou trocar a caixa de câmbio da McLaren e perdeu cinco posições.
Não acabou ainda: Vitantonio Liuzzi, da Force India, trocou a mesma caixa de câmbio e também vai lá para trás. Tem mais: Mark Webber, que bateu durante o Q1, larga dos boxes. E Timo Glock pode participar da prova. Isso será definido na última hora.
Com tanta gente perdendo cinco posições, eis o novo grid:
1- Sebastian Vettel (Red Bull)
2- Jarno Trulli (Toyota)
3- Lewis Hamilton (McLaren)
4- Nick Heidfeld (BMW)
5- Kimi Raikkonen (Ferrari)
6- Nico Rosberg (Williams)
7- Robert Kubica (BMW)
8- Adrian Sutil (Force India)
9- Rubens Barrichello (Brawn GP)
10- Jaime Alguersuari (Toro Roso)
11- Jenson Button (Brawn GP)
12- Giancarlo Fisichella (Ferrari)
13- Heikki Kovalainen (McLaren)
14- Sebastien Buemi (Toro Roso)
15- Kazuki Nakajima (Williams)
16- Romain Grosjean (Renault)
17- Fernando Alonso (Renault)
18- Vitantonio Liuzzi (Force India)
19- Timo Glock (Toyota) ?
20- Mark Webber (Red Bull)

Olhos bem abertos

Passadas 20 horas do início da jornada, manter-se acordado é um desafio. Mas o treino oficial para o GP do Japão foi para não deixar ninguém piscar. Se o piloto cochilasse, batia o carro. Se fosse o telespectador, perderia um dos muitos acidentes sérios que estranhamente marcaram a formação do grid. Em um deles, Timo Glock deu um susto na Toyota e no mundo. Felizmente, parece estar bem.
Por falar em grid, vamos a ele: Sebastian Vettel sai na pole. Fez 1min32s160. Em segundo sai Jarno Trulli, com Lewis Hamilton em terceiro. A quem ainda carrega a esperança, Rubens Barrichello sai em quinto e Button em sétimo.
Mas a pole, as filas, as posições, tudo foi esquecido em um treino que ficou mais tempo parado do que em andamento. Foram seis (isso, SEIS) batidas. Algumas mais preocupantes.
Vamos começar do começo. A pista secou e nos primeiros treinos livres o pessoal acelerou para descontar tudo o que a chuva de sexta-feira não deixou. Jarno Trulli fez 1min31s709, quando o melhor tempo de sexta, o de Heikki Kovalainen, foi de 1min40s636.
Veio o macabro treino da tarde. De cara, Mark Webber e Sebastien Buemi bateram no mesmo ponto. O australiano deu adeus ao treino e o piloto da Toro Roso conseguiu retornar aos boxes, voltar à pista e se garantir no Q2. Vettel deu uma mostra do que iria fazer, ao cravar 1min30s883. Button ficou em terceiro e Barrichello em sétimo.
Aí veio o Q2. Tudo muito bem até Jaime Alguersuari bater na proteção de pneus. Demorou para sair do carro, provocou uma bandeira vermelha, mas saiu. Entrou no medical car e foi para o Centro Médico de Suzuka.
Quatro minutos depois, o pior momento do dia. Timo Glock contornou a chicane que antecede os boxes e o carro da Toyota não ia mais para a direita, por mais que o piloto virasse o volante. O choque contra a proteção de pneus foi violento. Glock tirou o volante na sequência; bom sinal. Só que ele não saía do carro. Fiscais e equipe médica levaram o tenebroso lençol branco, que impede a captação de possíveis imagens fortes. Muita demora, ambulância que chega e o piloto é retirado. Ao sair, mesmo com máscara de oxigênio, fez sinal de positivo, ou seja, estava tudo bem com ele. Informações atualizadas até as 4 da manhã: o alemão está bem e teria sofrido um corte na perna. Vamos aguardar.
Treino retomado e Vettel fez 1min30s341. Button ficou à frente de Barrichello (4º e 6º, respectivamente)
No Q3, era a hora do fim das desgraças. Dez minutos e só. Que nada. Vem Heikki Kovalainen e bate. Saiu normalmente do carro. Logo depois, Vettel cravou o tempo que ninguém mais superou. Barrichello ficou à frente de Button, mas quase foi atrapalhado...é que Buemi bateu novamente e pedaços do carro ficaram espalhados pela pista...
Domingo, às 2 da manhã, a largada. Se a chuva e os acidentes permitirem...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cargas d'água!



Pelo twitter, Lucas di Grassi deu o primeiro recado: chove em Suzuka. Logo depois, Rubens Barrichello vem pelo mesmo caminho e transmite rigorosamente a mesma notícia. E já que pouca gente liga para os treinos de sexta mesmo, o negócio foi economizar pneus, manter os carros nas devidas garagens e não se arriscar na encharcada pista japonesa.

A primeira sessão aconteceu de modo quase normal, não fosse a forçada baixa velocidade. Heikki Kovalainen (sim, ele mesmo) fez o melhor tempo, com 1min40s636. Foi seguido pelo anfitrião Kazuki Nakajima, com 1min40s648. Barrichello foi o nono: 1min41s821. Para quem quiser ter esperanças, ele ficou à frente de Jenson Button, antepenúltimo colocado, com 1min43s318. É importante lembrar: com pista molhada e pouca gente ligando para os tempos.

A segunda sessão começou, passou e acabou. Os carros da Toro Roso saíram, deram uma volta cada, escorregaram mais do que andaram e retornaram aos boxes. Uma hora depois, as Renault fizeram a mesma coisa. Faltando 25 minutos para o fim, Jaime Alguersuari resolveu sair com a Toro Roso mais uma vez, abriu volta cronometrada e não conseguiu menos que 1min56s848.

O tempo foi se esgotando e todo mundo resolveu de empolgar. Mais de 10 pilotos foram para a pista. E Adrian Sutil arrancou 1min47s261.

Às 23 horas de sexta acontece o último treino livre (se possível). O treino oficial será às 2 da manhã. Se a chuva permitir, teremos um grid.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A boa e velha matemática


O Mundial de Fórmula 1 pode ser decidido neste final de semana. Claro que perderia a graça, claro que tiraria a audiência até mesmo do GP do Brasil, mas é uma possibilidade e deve ser admitida.
Quem comprova é a matemática. Todo mundo sabe que jornalista é um sujeito que era um desastre em ciências exatas na escola e por isso não teve capacidade para ser engenheiro, mas vamos arriscar algumas contas rápidas mesmo assim.
Jenson Button tem 84 pontos e Rubens Barrichello 69. Assim, Button será campeão se:
1- Vencer e Barrichello chegar em quinto (94 a 73)
2- Chegar em segundo e Barrichello em sétimo (92 a 71)
3- Chegar em terceiro e Barrichello não pontuar (90 a 69)
Se Rubens Barrichello vencer em Suzuka, Button não será campeão nem com o segundo lugar. A classificação ficaria 92 a 79.
Tudo é possível, mas seria muito bom se essa definição fosse adiada.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alguma dúvida?



Por enquanto, e apenas por enquanto, a foto ao lado é uma montagem. Logo teremos as imagens oficiais. Isso porquê o site da Ferrari confirmou a ida de Fernando Alonso para a escuderia em 2010. Contrato de três temporadas, com salários pagos pelo já parceiro Santander.
Aí vem um pessoal e diz que só resta saber quem será o companheiro do espanhol no time italiano. Para desfazermos a dúvida, vamos dar uma lida em um trecho do comunicado oficial: "A linha será composta por Felipe Massa e Fernando Alonso, com Giancarlo Fisichella na função de piloto reserva. Kimi Raikkonen vai deixar a equipe no final desta temporada, após o que foi uma parceria gratificante e frutífera, que o viu vencer o título em 2007".
Restou alguma dúvida? Talvez. Confirmar se Raikkonen volta mesmo para a McLaren. Fontes fortes da Europa dizem que sim. Outra corrente afirma que ele está cansado de todo o circo que envolve o circo e poderia parar. Para mim, ele assina com a equipe inglesa. Quer saber? Ele foi campeão na Ferrari, mas nunca teve o macacão vermelho como segunda pele. O da McLaren, esse sim...

Domingos e a mala



Já percebi que a matéria com o Roberto Brum será o maior texto publicado na história deste blog. Assim sendo, para diminuir um pouco a curiosidade e o tamanho do texto da próxima segunda-feira, segurem essa história sobre o zagueiro Domingos.
Roberto Brum falava sobre os outros jogadores que não permaneceram no Santos depois da chegada de Vanderlei Luxemburgo; no caso, os zagueiros Fabiano Eller e Domingos. Ao discutir o fato do caráter do Domingos não ter nada a ver com a forma como ele joga (portanto, ele não é uma pessoa violenta fora de campo, ao contrário), Brum me solta essa: “sou suspeito para falar do Domingos, pois ele era meu vizinho e salvou a vida do meu filho”.
A curiosidade que toma conta de qualquer jornalista fez a atenção despencar e a pergunta vir à boca antes que a mente pudesse elaborá-la: “o que aconteceu”? E Roberto Brum respondeu.
“Meus filhos estavam brincando de pique-esconde (ou esconde-esconde, depende da região em que você vive) e meu filho se trancou dentro de uma mala. Ele foi se esconder e depois não conseguia abrir. Minha filha foi ajudar e mudou sem querer o código da mala. Ela chamou a empregada, que era a única pessoa adulta em casa naquele momento. A empregada correu para a rua, para chamar alguém que pudesse ajudar. O Domingos estava saindo, voltou e entrou na minha casa. Pensou em usar uma faca, mas poderia furar o menino. Então, foi com as mãos mesmo. A força que alguns dizem que ele usa para machucar, ele usou para salvar meu filho”.
Tendo como personagens Domingos e Roberto Brum, eu acredito...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Brum falou, mas calma...




Ele prometeu acertar com outro clube para falar. E falou...
Foi na primeira tentativa. Roberto Brum atendeu o telefone e, de cara, falou. Abriu o coração, a mente e a alma.
A data para a divulgação da entrevista completa depende de uma questão interna do blogueiro, mas vamos estabelecer um prazo até a semana que vem. O mais difícil já foi. Agora, é só escrever e enviar.
Essa questão interna só vai ser resolvida lá para quinta-feira. E no fim de semana tem o Grande Prêmio do Japão. Pensei em soltar a entrevista na segunda-feira que vem, o que vocês acham?
Só para deixar umas gotas na boca: ele não guarda mágoa de Vanderlei Luxemburgo e contou uma história fenomenal sobre o zagueiro Domingos. Coisa de outro planeta...
Aguardem...agora, mais do que nunca, falta pouco...

domingo, 27 de setembro de 2009

Vitória em 5º



O primeiro é o primeiro e o segundo não é o primeiro, certo? Nem sempre. No Grande Prêmio de Cingapura, o quinto e o sexto lugar chamaram mais a atenção do que o vencedor. Enquanto Lewis Hamilton comemorava uma vitória de ponta a ponta, altamente tranquila, Jenson Button e Rubens Barrichello protagonizaram mais que uma luta interna: podem ter decidido o campeonato.
Button chegou em quinto, seguido pelo brasileiro. Assim, tem 84 pontos, contra 69 do companheiro. Faltando três etapas para o fim da temporada, esses 15 pontos podem não dizer nada, ou dizer tudo.
É difícil entender como uma prova que teve acidentes, entrada de safety car e punições possa ser chata. Mas o GP de Cingapura foi. Na pista sem pontos de ultrapassagem, no circuito pouco veloz, onde os carros levam quase dois minutos para percorrer pouco mais de cinco quilômetros, ver aquele trenzinho durante quase duas horas não foi fácil.
Barrichello começou bem. Ultrapassou Robert Kubica e Heikki Kovalainen na largada e herdou posições. Na frente, Hamilton manteve a pole e ficou só na administração.
Rubinho foi um dos primeiros a fazer o pit stop, uma estratégia que o deixaria à frente de Button, não fosse uma carta na manga do inglês. Na volta 19, Adrian Sutil rodou e, na tentativa de voltar à pista, acertou a lateral da BMW de Nick Heideld. O safety car entrou e quem ainda não havia parado pulou para os boxes. Na Brawn GP, Button encheu o tanque e manteve os pneus duros, ou seja: faria uma nova parada, na qual o reabastecimento levaria menos tempo.
Enquanto isso, Nico Rosberg, que fazia uma boa corrida, passou por cima da zebra na saída dos boxes e foi punido com a passagem pela pit lane. Na pista, Barrichello era o sexto e Button o oitavo. A diferença entre os dois cairia para 12 pontos.
A prova continuou chata, muito chata mesmo. Hamilton fez a parada e voltou em primeiro. Alonso fez um bom pit stop e, com a punição a Rosberg, foi se garantindo lá na frente. No mais, o mesmo trenzinho.
Veio a segunda janela de pit stops e com ela o triunfo de Button. Barrichello parou faltando 15 voltas e o inglês só parou três voltas depois. Com uma parada de 6.1 segundos, ele voltou à frente do companheiro de equipe. O inglês era o quinto e Barrichello o sexto. A ordem de Ross Brawn foi direta: “vamos trazer os carros para casa”, ou seja, mantenham-se nessas posições.
Hamilton comemorou a vitória, seguido por Timo Glock e Fernando Alonso. E quem festejou de verdade foi Button...