sábado, 7 de novembro de 2009

Campanha? Não...



Marcelo Teixeira vai esperar até o dia 20 para dizer que é candidato à presidência do Santos. Se não quisesse mesmo, teria reiterado na reunião de quarta-feira, mesma ocasião em que disse que "a Chapa Rumo Certo é a chapa do Marcelo Teixeira".
O que causa estranheza é a prestação de informações via internet. Caixas de e-mail e os 140 caracteres do twitter estão cheios de notícias, tais como: "Rumo Certo traz Mundial de Clubes Feminino ao Brasil" ou "Administração Rumo Certo assina acordo para revitalização da Chácara Nicolau Moran".
Pelo que se sabe, quem trouxe o Mundial Feminino e quem assinou o acordo para melhorar a chácara foi o Santos Futebol Clube, por meio de seu presidente, Marcelo Teixeira, que não oficializou candidatura à reeleição. Ou seja, são ações da administração do clube, não de uma chapa que concorre à presidência.
Detalhe: as mesmas informações podem ser lidas no site oficial do clube www.santosfc.com.br, basta trocar "Rumo Certo" por "Santos FC" e vamos embora com o restante do texto. Até as fotos são as mesmas.
Estranho, no mínimo estranho...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Esquentando...



Existe algum trabalhador no mundo capaz de ganhar mais dinheiro sem trabalhar do que em plena produção? Existe. Natural de Espoo (Finlândia), campeão mundial de Fórmula 1 e atende pelo nome de Kimi Raikkönen.
Diz a revista Auto Motor und Sport que o Homem de Gelo pode receber muito mais para dar um gelo na Fórmula 1 do que se preferir arriscar a vida a 300 km/h nos monopostos.
É fácil entender: como a Ferrari deu-lhe um bico nos fundilhos antes da hora (leia-se fim do contrato), vai ter que pagar. São 10 milhões de euros se Kimi achar emprego para 2010 e 17 milhões se ele não encontrar ou, simplesmente, decidir tirar umas férias de um ano.
Kimi está negociando com a McLaren, isso não é segredo. Pela última proposta, o pessoal de Woking paga 5 milhões de euros pela temporada. Ou seja: Kimi receberia 15 milhões de euros para pilotar de novo as flechas de prata, menos do que o povo de Maranello paga para ele ficar em casa.
Como o finlandês não parece disposto a se aposentar, o empresário fez uma contraproposta, pedindo o pagamento de um salário integral, além de menos dias de trabalho de publicidade.
Kimi diz não ter pressa, mas seria péssimo vê-lo fora do grid. Ainda acho que ele vai.
A propósito: Anthony Hamilton, pai de Lewis, disse que é mentira aquela historinha de que o filho não queria Kimi na McLaren para não revivier 2007 (com Fernando Alonso). Diz o pai que Kimi seria o companheiro ideal, porque haveria grandes disputas na pista pela condição de primeiro piloto e tal...então tá...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Menino mimado



Rogério Ceni resolveu falar ontem. Claro, para reclamar. O São Paulo vai ficar 10 dias sem jogar e, na opinião do goleiro, isso favorece o Palmeiras, concorrente direto pelo título brasileiro.
A reclamação de Rogério se baseia no fato do Palmeiras jogar domingo contra o Fluminense, no Rio, e quarta, contra o Sport, no Palestra. O São Paulo só entra em campo no outro sábado, dia 14, para enfrentar o Vitória.
O medo de Rogério: o Palmeiras pode estar cinco ponto à frente do São Paulo no dia 14. Isso se o Atlético-MG não vencer o Flamengo, domingo. Se isso acontecer, o São Paulo cai para terceiro no número de vitórias.
O que já era sabido e imaginado, agora é fato: o São Paulo é chorão. É aquele menino riquinho, criado pela avó, que lhe fazia todas as vontades. É o dono da bola: se ele não jogar, ninguém joga. Ele pega a bola, leva pra dentro de casa e vai jogar o videogame que ninguém na rua tem. E não vai convidar ninguém, porque a vovó não gosta de ver meninos sujos na casa dela...
Vamos aos fatos:
1- TODOS os participantes do Campeonato Brasileiro jogam 19 partidas em casa e 19 fora, contra TODOS os outros times. As chances são as mesmas para TODOS.
2- Se o Palmeiras estiver mesmo cinco pontos à frente, basta ao São Paulo vencer o Vitória e baixar essa diferença para dois.
3- O São Paulo depende praticamente de si. Palmeiras e Atlético-MG vão se enfrentar. Um mata o outro ou os dois morrerão abraçados.
4- Se há algo que hoje favorece ao Palmeiras, talvez seja a derrota do São Paulo para o Atlético-MG, no Morumbi. Ou seria o empate com o Coritiba, por 2 a 2, no mesmo Morumbi, com direito a gol olímpico do Marcelinho Paraíba e uma falha grotesca do mesmo Rogério Ceni, que depois da partida não apareceu em rede nacional para que todos dissessem que é o melhor goleiro do Brasil? Foram cinco pontos perdidos só nesses jogos. E o Palmeiras, "favorecido", pode abrir cinco pontos...
Outro detalhe: estão classificando as três expulsões no Olímpico como absurdo, abuso de autoridade, energia excessiva...vejam as imagens e digam se algum cartão vermelho foi exagerado. Outra coisa: no "caso Maddonna", Wágner Tardelli Azevedo deixou de apitar Goiás x São Paulo, na última rodada do Brasileiro de 2008 (jogo que daria o título ao time paulista). E quem foi o escolhido? Jaílson Macedo Freitas, o mesmo de Grêmio x São Paulo. Ou seja: lá ele era isento?
Ainda assim, o São Paulo não está em primeiro entre os indisciplinados. É o quinto, com 106 cartões amarelos e cinco vermelhos.
Só para finalizar: o São Paulo jogava a Libertadores junto com o Campeonato Paulista e as primeiras rodadas do Brasileiro. Jogadores reclamavam do cansaço. O São Paulo fica 10 dias sem jogar agora e Rogério Ceni diz que o ideal é jogar a cada quatro dias...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sayonara



Havia rumores, mas como eu não acredito em rumores nem tive nenhuma fonte que confirmasse, preferi esperar. E fui surpreendido novamente...
Pois é, a Toyota deu pista, foi embora da Fórmula 1. O motivo? Crise econômica.
Em março, veio o primeiro prejuízo. Depois, rompe o fornecimento de motores para a Williams. Ao final da temporada, nada de renovar com Jarno Trulli e Timo Glock. O curioso foi a sondagem a Kimi Raikkönen, mas enfim...
Saudades não deixa; apenas a chateação de vermos uma equipe a menos, o que é sempre ruim. Mas entre 2002 e 2009, foram três poles, 13 pódios, nenhuma vitória e uma distância imensa da luta pelo título, além é claro, de milhares e milhares de dólares, euros e afins investidos. Nunca deu para entender como uma equipe tão rica figurou sempre no segundo escalão.
A lamentar, Kamui Kobayashi. Sem testes e com duas provas, o japonês mostrou que é bom, talvez o melhor do país desde Satoru Nakajima. Para onde ele vai agora, não se sabe, só espero que vá e que alinhe no grid de Melbourne em março do ano que vem...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Interrogações afirmativas



Seria criminoso chegar neste espaço e afirmar categoricamente: o São Paulo é o campeão brasileiro de 2009. Mas que o time do Morumbi tem um caminho bem mais leve que o Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro, ah, isso tem. Vejam só:

34ª rodada

Grêmio x São Paulo

Fluminense x Palmeiras

O Grêmio é quase imbatível no Olímpico, mas nos últimos anos o São Paulo tem conseguido resultados satisfatórios por lá. No Maracanã, pedreira para o Palmeiras. O rebaixado Fluminense não está tão rebaixado assim. Vem de duas vitórias; a última de forma altamente improvável no Mineirão, depois de estar perdendo para o Cruzeiro por 2 a 0. Está embalado.

35ª rodada

Palmeiras x Sport

São Paulo x Vitória

O Palmeiras pega outro candidato ao rebaixamento e costumeiramente se complica no Palestra. Até fazer 1 a 0 no Goiás, por exemplo, o jogo estava duro. O São Paulo se complica menos no Morumbi e pega um adversário que não vai nem vem. Não tem mais nada pra fazer neste ano.

36ª rodada

Botafogo x São Paulo

Grêmio x Palmeiras

Difícil para os dois. O Palmeiras pega o mesmo quase imbatível Grêmio e o Botafogo pode precisar desse resultado pra se livrar de vez da Série B. Por outro lado, é mais fácil o Botafogo fraquejar no Engenhão do que o Grêmio no Olímpico.

37ª rodada

Goiás x São Paulo

Palmeiras x Atlético-MG

Nem é preciso pensar muito. O Goiás foi o paraguaio-símbolo deste Brasileiro (pega a Sul-Americana e olhe lá) e, no Parque Antártica, ainda pode haver uma briga direta pelo título.

38ª rodada

São Paulo x Sport

Botafogo x Palmeiras

Se o campeonato não estiver decidido até então, parabéns, São Paulo. Os pernambucanos podem estar já rebaixados e vamos dizer que o Botafogo ainda precise desse resultado...a possibilidade de fraquejar seria menor. No Morumbi, mesmo que o Sport precise do resultado, não faria. O São Paulo teria de vacilar demais, mas um time de chegada não costuma errar na hora decisiva. E o São Paulo é um time de chegada

Está mais para o São Paulo? Sim. Quem vai ser campeão? Não dá para afirmar. O São Paulo seria merecedor? Sim, campeonato por pontos corridos dá o prêmio aos mais competentes ou aos menos incompetentes. E o São Paulo foi menos incompetente. Até aqui, vacilou quando pôde, não no momento em que poderia disparar na liderança...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Finalmente, a surpresa

Todo mundo agora fazendo aquela cara de espanto, expressão de surpresa...1, 2, 3 e...ooooooooooohhhhhh!!!!!
Eis que a Williams F1 Team anunciou que a dupla de pilotos para a temporada 2010 é...(soem os tambores)...Rubens Barrichello e Nico Hülkemberg!!!!!
Fala a verdade, quem poderia imaginar isso? Enfim, essa é a Fórmula 1: fazendo suspense para anunciar aquilo que todo mundo já sabe.
O próprio Barrichello abriu a boca antes da hora. Falou com a Rádio Jovem Pan e disse que estava feliz. "A Williams é sempre um time muito querido onde todos querem trabalhar. Eu chego no melhor momento da minha carreira, com experiência e muito entusiasmo".
No comunicado oficial dos ingleses, Mr. Frank disse que Barrichello é "apenas o piloto mais experiente da Fórmula 1, uma pessoa apaixonada e um piloto talentoso".
Então é isso, 2010 vem aí, com um museu de grandes novidades...

domingo, 1 de novembro de 2009

Motivação cheia de motivos



Rubens Barrichello saiu de Interlagos sem a menor motivação para buscar alguma coisa na atual temporada da Fórmula 1. Ao ver Jenson Button ser campeão do mundo, Barrichello não via motivos para tentar repetir o que fez em 2002 e 2004: ser vice-campeão. Com contrato assinado com a Williams, lembrando da tese de Ayrton Senna (o segundo é o dos perdedores) e sem lembrar de nenhuma rua do Brasil que homenageasse um vice-presidente da República, Barrichello chegou a Abu Dhabi disposto a cumprir tabela.
Sebastian Vettel era o oposto. Poucos anos na Fórmula 1, bem cotado e com uma motivação enorme. Para ele, o vice era o segundo dos vencedores, o que, na cabeça dele, era algo maravilhoso. Talvez por isso, a quinta vitóra da carreira do alemão tenha sido tão comemorada. Vettel venceu, seguido por Mark Webber e Jenson Button. Ganhou ainda mais moral para a próxima temporada ao garantir o vice nesta.
Mais maravilhoso é o autódromo de Abu Dhabi. Maravilhoso e travado. A previsão era de poucas emoções na pista. A beleza ficaria em tudo o que envolve o circuito.
Lewis Hamilton, com a pole de sábado, usou o kers no retão e se garantiu lá na frente, deixando para trás um grid inalterado em relação à classificação: Sebastian Vettel em segundo, Mark Webber em terceiro, Barrichello em quarto e Button em quinto. Na primeira curva, Barrichello tentou passar Webber e perdeu parte da asa dianteira da Brawn GP. Nada que o atrapalhasse nos tempos de volta; o suficiente para ser ultrapassado por Button e cair para quinto.
Num circuito travado, nada acontecia até a 16ª volta, quando Barrichello foi para os boxes (e não trocou o bico do carro). Hamilton e Button entraram na volta seguinte. No retorno, Button viveu um déja vú de Interlagos: com o carro pesadão, foi ultrapassado por Kamui Kobayashi (lembram dele?), que vinha com a Toyota pronta para uma só parada nos boxes.
Logo depois, um parêntese para o inusitado. Jaime Alguersuari errou de equipe. Sim, isso mesmo. Deveria entrar nos boxes da Toro Rosso e seguiu convicto para a Red Bull. Está certo que uma é o genérico da outra, o dono é o mesmo, é tudo colega, os macacões são parecidos, mas a cena dos mecânicos da Red Bull mandando ele ir embora foi sensacional. Ah, logo na sequência vinha Vettel, que por pouco não foi prejudicado. Mas voltou ainda em primeiro, posição que herdou com o pit stop de Hamilton. Alguersuari abandonou a prova logo depois.
A vitória se abriu na frente de Vettel. Lewis Hamilton teve problemas de vibração na roda traseira (o mesmo problema que Barrichello teve em Interlagos e que havia favorecido o inglês) e voltou aos boxes. Ninguém na McLaren mexeu no carro. Hamilton foi direto para a garagem. Na pista, Vettel começava a comemorar, com Kobayashi em terceiro.
O japonês só parou na 30ª volta. Encheu o tanque da Toyota e o carro ficou lento. Dificilmente ele iria longe virando 1min44s por volta.
A segunda janela de pits foi aberta por Mark Webber. na 40ª volta. Depois dele, vieram Barrichello, Vettel e Button. Posições inalteradas, a não ser o tal Kobayashi indo para o sexto lugar.
Só na última volta houve emoção. Button atacou Webber e ambos disputaram curva a curva a segunda posição. Melhor para o australiano, que fechou várias portas e se manteve à frente. Lá na reta dos boxes, Vettel era só felicidade. Webber fechou em segundo, Button em terceiro e Barichello em quarto. Assim, Button fechou a temporada com 95 pontos, Vettel com 84 e Barrichello com 77.
Fim de temporada; início das especulações. Talvez neste período a Fórmula 1 reserve mais emoções do que os circuitos travados. É o que esperamos...