sábado, 6 de novembro de 2010

Interlagos - o grid (surpreendente)

Digamos que você goste de uma boa aposta. Então você pega R$ 100,00 e faz uma fezinha na Fórmula 1. Vai apostar no pole position para o GP do Brasil de 2010.
Então você escolhe entre Sebastin Vettel, Mark Webber e Fernando Alonso. Felipe Massa? Pode ser, se você for meio maluco. Agora, se você for um insano, aposta em Nico Huklenberg.
Bom, o cara tem 23 anos, está na primeira temporada, só andou lá atrás, em uma equipe que há cinco anos não faz a pole e ainda está ameaçado de desemprego. Tem um pastor rico chegando por lá e não estamos falando de Igreja Evangélica...
Então você ficou doido de vez e apostou nele. Parabéns, você ganhou.
Agora pode acordar...ah, você está acordado...
Pois é, deu Nico Hulkenberg em Interlagos, com Vettel em segundo e Webber em terceiro. Vettel, mais de 1s mais lento, pode acreditar. E o Alonso, possível campeão em Interlagos (apenas possível), sai em quinto. e Felipe Massa, fiel escudeiro, em 9º.
A vida de Alonso vai ser difícil mesmo. a pista estava molhada, secou e todo mundo trocou os pneus. E aí a Ferrari não controu a temperatura ideal, como disse Massa ao blogueiro. "Não atingimos a temperatura ideal na pista úmida. Os outros conseguiram. eram 10 minutos no Q3 e eu tendo que dar duas voltas para atingir a temperatura".
Desculpa? Não, fato.
Mas a corrida não deve ter surpresas. Barrichello disse que a Williams não tem carro para vencer.
Ou seja, teremos disputa direta pelo título.
Quer apostar em alguém?
Segue o grid

1º Nico Hulkenberg (Williams) 1min14s470
2º Sebastian Vettel (Red Bull) 1min15s519
3º Mark Webber (Red Bull) 1min15s637
4º Lewis Hamilton (McLaren) 1min15s747
5º Fernando Alosno (Ferrari) 1min15s989
6º Rubens Barrichello (Williams) 1min16s203
7º Robert Kubica (Renault) 1min16s552
8º Michael Schumacher (Mercedes) 1min16s925
9º Felipe Massa (Ferrari) 1min17s101
10º Vitaly Petrov (Renault) 1min17s656
11º Jenson Button (McLaren) 1min19s288
12º Kamui Kobayashi (Sauber) 1min19s385
13º Nico Rosberg (Mercedes) 1min19s486
14º Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1min19s581
15º Sebastien Buemi (Toro Rosso) 1min19s847
16º Nick Heidfeld (Sauber) 1min19s899
17º Vitantonio Liuzzi (Force India) 1min20s357
18º Adrian Sutil (Force India) 1min20s830
19º Timo Glock (Virgin) 1min22s130
20º Jarno Trulli (Lotus) 1min22s250
21º Heikki Kovalainen (Lotus) 1min22s378
22º Lucas Di Grassi (Virgin) 1min22s810
23º Cristian Klien (Hiapania) 1min23s083
24º Bruno Senna (Hispania) 1min23s796

Interlagos - o último

Vamos de um chavão: "Por essa, ninguém esperava".
Então tá; você apostaria em Robert Kubica? Eu também não...
Pois o polonês foi lá e cravou o melhor tempo da manhã em Interlagos. Marcou 1min19s191 nos últimos minutos, deixando para trás o então pole Sebastian Vettel, que fez 1min19s500. Lewis Hamilton foi o terceiro, com 1min19s536.
Dentro da Ferrari, Felipe Massa andou na frente, com 1min19s735, quarto lugar no geral. Fernando Alonso foi o quinto, com 1min19s791.
E Mark Webber foi apenas o 11º.
Choveu em Interlago. Choveu muito. Pela manhã, dava para ouvir a água caindo na sala de Imprensa. Depois parou. a prova de F-3 Sulamericana aconteceu normalmente e não havia indícios de que iriam cancelar o último treino livre da Fórmula 1.
As equipes ficaram entre os pneus intermediários e compostos para chuva. Quem escolheu os intermediários se deu melhor. Na Red Bull, Webber andava na frente de Vettel enquanto os jogos de pneus eram diferentes. Quando o alemãozinho resolveu trocar, superou o companheiro. Massa saiu com pneus de chuva, voltou aos boxes e colocou intermediários. Andou melhor. Alonso, com intermediários o tempo todo, chegou a ser pole.
Isso até o polonês surpreender.
Não sei como será a tarde. Neste momento, uma imensa nuvem negra cobre Interlagos. e tem gotinhas na janela.
Vou lá pra fora para, pelo jeito, me molhar um pouco. E volto depois...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Interlagos - sexta-feira (2)

É, Alonso, a vida não tá fácil não...
A Red Bull andou na frente de novo. Sebastian Vettel foi o mais rápido mais uma vez, com 1min11s968. E outra vez com Mark Webber em segundo, com 1min12s072. O espanhol foi só o terceiro, com 1min12s328.
E a Ferrari, que deixou Alonso a pé pela manhã, resolveu trair Felipe Massa à tarde. Meia hora para o fim do treino e a embreagem vai embora. Massa para no final da reta oposta.
Para Massa, normal e não vai se repetir.
Para os dois pilotos da Ferrari, basta chover no sábado que tudo se resolve.
Massa acredita em uma "melhor condição". Alonso já acha que Vettel não é tão rápido assim em pista molhada.
a previsão do tempo indica chuva pela manhã, no último treino livre, mas parece que não chove à tarde.
Na sexta, os medalhões começaram com pneus duros e depois partiram para os moles. Os operários foram de pneus moles nos 90 minutos. A temperatura do ar era de 30º e a da pista de 45º. Ou seja, penus muito desgastados.
Ficou a curiosidade: a Red Bull andou melhor no trecho mais lento, o do Pinheirinho. Os dois carros cravaram rigorosamente 36,3s, 0,1s a mais que Alonso e 0,3 a mais que Hamilton.
O que vai acontecer sábado e domingo?
Sei lá...
Em tempo: o blogueiro está em Interlagos, com tudo para fazer. O imediatismo por aqui não será tão imediato assim. Conto com a compreensão de todos.

Interlagos - sexta-feira (1)

Fernando Alonso passou as últimas duas semanas dizendo que não seria campeão em Interlagos.
Parece que estava adivinhando.
Não só viu as Red Bull andando na frente nos primeiros treinos livres em Interlagos, como não concluiu sua própria atividade.
A Ferrari teve um problema de motor no finalzinho.
Sebastian Vettel foi o mais rápido, com 1min12s328. Em segundo ficou o temido (ao menos para Alonso) Mark Webber, que cravou 1min12s810. Em terceiro e quarto, Lewis Hamilton e Jenson Button.
Alonso foi o 13º, porém, mesmo sem motor, andou à frente de Felipe Massa, o 14º.
Treino de sexta não vale nada?
Pode ser, mas se valer...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Enjoou

Em Uberlândia, o pernambucano Nielson Nogueira Dias arruma um pênalti para o São Paulo em um lance no qual nem falta houve e, se houve, foi visivelmente fora da área.
No Pacaembu, o alagoano Francisco Carlos Nascimento inventa um pênalti em Dentinho que só ele viu.
E o futebol anda enjoando mais e mais...
Não está dando mais. É muita incompetência junta, muito atendimento a interesses de quem jamais calçou chuteiras.
E quando você reclama daquilo que não está correto, ainda se arrisca a ler e ouvir xingamentos daqueles que, em nome da paixão, acham que podem fazer o que bem entendem.
Porque entendem (se é que entendem alguma coisa sobre qualquer coisa) que você está contra o maravilhoso time deles.
Como se eu estivesse a favor deste ou contra aquele.
O São Paulo iria vencer o Cruzeiro de qualquer maneira. Não por ter jogado maravilhosamente bem, até porque não foi o caso, mas pelo nada que a Raposa jogou.
Ou seja, não precisava de um pênalti inventado.
E o Corinthians faria 7 ou 8 no pobre do Avaí se tivesse jogado um pouco melhor.
Ou seja, não precisava de um pênalti inventado.
Conclusão: não foi roubo, foi incompetência dos árbitros mesmo.
E estamos falando de jogos.
Quando não há partidas, a coisa piora.
Notícias diárias para falar bem de jogador 'X'.
Na verdade, para agradar clube e empresário.
Tentativa frustrada de entrevista no seu quintal porque a assessoria do clube prefere privilegiar (no real sentido da palavra) os órgãos que realmente entendem de futebol, como CQC, Pânico, Caldeirão do Huck etc etc etc.
Ou seja, não importa a notícia, mas a audiência.
E o torcedor acredita.
E você fala o contrário e é xingado.
E o nível do futebol está cada vez mais baixo.
E o nível das arbitragens...eles sabem o que é nível?
E o nível dos cartolas...bom, deixa pra lá.
E o blog vai naturalmente proporcionando mais espaço ao Auto do que à Bola.
Espero que compreendam.
Mesmo que não concordem.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vai ajudar

"Ninguém entra na pista para correr. A gente entra para vencer. É o que sempre fiz e vou continuar fazendo. Quero encerrar o ano de maneira competitiva, ainda mais correndo no Brasil".
Felipe Massa, em entrevista coletiva em São Paulo, com a presença deste que vos escreve.
Na terça, ele já tinha dito que poderia repetir o que fez em 2007, quando ajudou Kimi Raikkönen a sair de Interlagos com o título.
Ou seja: ele vai ajudar Alonso e acabou. Se por muito menos ajudou na Alemanha...
Mas tem um porém aí: Massa lembrou que, depois de 2007, diziam que ele estava fadado a ser escudeiro e em 2008 o título mundial para ele bateu na trave. Ele pode repetir o feito em 2011.
Só falta o título bater na trave mais uma vez.
O porém agora é do blogueiro.
Raikkönen foi um funcionário da Ferrari campeão do mundo.
Alonso levou o patrocinador-mor da Ferrari.
Entenderam?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Carochinha

"O Brasil é a terra do Felipe e, conhecendo-o do jeito que conheço, estou certo de que ele terá uma motivação extra para andar bem".

"Ele vai querer mostrar seus fãs que ele pode ir bem, então espero que ele entre de vez na briga, fazendo o que for possível para vencer".

"Ele será muito rápido, o que exatamente é o que precisamos para alcançar nossa meta".
Três frases de Stefano Domenicalli sobre Felipe Massa.
Todos nós sabemos qual é a meta que a Ferrari quer alcançar.
E não é a vitória de Felipe Massa.
A não ser que isso ajude Fernando Alonso.
Há quem acredite no contrário.
Os mesmos que acreditam em Papai Noel...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Água

"Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite".
É o que diz o Instituto Climatempo sobre a previsão do tempo para domingo.
Calor, com pancadas de chuva à tarde...
Interlagos não tem pancadas de chuva; tem dilúvios de curta duração.
Em 1993, a prova foi interrompida e depois veio o espetáculo de Ayrton Senna.
Em 2003, a corrida acabou antes da hora.
Em 2008, uma nuvem negra, no melhor estilo 'Independence Day', se apossava do autódromo enquanto Lewis Hamilton ultrapassava Timo Glock para ficar em quinto lugar e se tornar campeão do mundo.
Robert Kubica já disse que o Brasil é uma loteria.
Se chover, realmente é.
Não que a falta de água vá mudar essa loteria.
Se o calor de 30º previsto se confirmar, a guerra será entre os pneus.
Em 2007 esse fator foi considerado.
Mas com sol forte ou chuva, pobre Setor G...