terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Agora não precisa

Primeiro dia de testes na Fórmula 1. A Imprensa pergunta a Rubens Barrichello qual o conselho que ele daria a Nico Rosberg, que hoje ocupa o cockpit da Mercedes, ex-Brawn GP, da qual o brasileiro fazia parte. Ao lado de Nico estará um certo Michael.
A resposta do brasileiro foi clara e direta: "Sai fora de lá enquanto é tempo".
Rubens Barrichello passou seis temporadas na Ferrari, à sombra de Michael Schumacher. De 2000 a 2005, foi tratado em Maranello como o "outro piloto". A equipe trabalhava em prol do alemão e o que sobrava ficava para um segundo carro, porque era necessário ter outro carro na pista. O maior incentivador dessa prática e um dos mais empolgados com a presença de Schumacher era um tal de...Ross Brawn.
Enquanto esteve lá, Barrichello nunca abriu a boca para dizer um "A" sobre isso. Sempre dizia que estava tudo bem, que era maravilhoso estar na Ferrari. Quando questionado sobre a forma de trabalho adotada na equipe, respondia com um sorriso. Foi a forma encontrada para responder a tirada de pé no acelerador na Áustria, em 2002 (Hoje não, hoje não, hoje sim...).
Em 2006, Barrichello pulou ou foi pulado fora. Enfim, não estava mais lá. E desde então não perde a oportunidade de detonar a ex-equipe e os ex-patrões. Sempre que pode, diz que tudo o que acontecia ali era um enorme absurdo, reclama de ter sido sempre o segundo e afirma que nunca aceitou o tratamento que recebia em Maranello. Já ameaçou escrever um livro umas 30 vezes. Quando viu que Schumacher pensava em voltar e poderia cair de novo nos braços de Brawn, deu adeus.
Barrichello só esquece que teve seis temporadas para fazer tudo isso. Poderia ter dito para a Imprensa o que acontecia no motorhome vermelho; não disse. Poderia ter demonstrado indignação enquanto vestia o macacão vermelho; não demonstrou. Barrichello é um bom piloto, não ficaria sem emprego. Mas esperou a saída para dizer que tudo estava errado. Talvez por isso ele esteja esperando há 17 anos a mudança de condição de bom piloto para piloto consagrado...

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