A melhor corrida do ano. Disparado.
O GP da China foi aquela corrida que o torcedor queria, pedia e sentia saudades.
Sim, meus amigos, a Fórmula 1 tem jeito.
É só uma questão de querer.
Lewis Hamilton venceu em Xangai.
Sim, Lewis Hamilton, não Sebastian Vettel.
O alemãozinho chegou em segundo, com Mark Webber em terceiro.
O mesmo Webber que largou em 18º.
Esses motivos seriam suficientes para tornar o GP da China interessante.
Mas teve mais, muito mais.
Não foi só a vitória de Hamilton. Foi a vitória que começou antes da volta de instalação e terminou com uma ultrapassagem sobre aquele que até então mandava na categoria.
Foi a corrida com a maior alternância de posições dos últimos tempos.
Falo das primeiras posições, inclusive da liderança.
E tudo na base da ultrapassagem na pista; nada de esperar o pit stop.
Foi a corrida em que quem entrou mais vezes nos boxes se deu melhor.
A vitória de Hamiltom começou a ser desenhada antes da largada.
Sabe-se lá por quê, mas o carro do inglês foi o último a se posicionar no grid.
A imagem mostrava os mecânicos tentando consertar um problema de última hora.
Falaram em vazamento de combustível, mas a McLaren não se pronunciou.
Hamilton se posicionou nos últimos minutos e parecia que teríamos mais um motivo para uma corrida burocrática.
Engano.
Na largada, o que Vettel tinha falado sobre o kers, ou a falta dele, se consumou.
O alemãozinho ficou para trás, enquanto Jenson Button e Lewis Hamilton pularam na frente.
Apesar que a imagem mostrou Vettel acionando o kers...mistério...
O pessoal havia optado pelos pneus macios que, além de deixarem os carros mais lentos, se desgastavam com facilidade.
Ou seja, primeira bateria de pits logo na 11ª volta.
E a corrida começou pra valer.
Jaime Alguersuari foi o primeiro. E perdeu a roda traseira direita logo depois de sair. Mark Webber entrou logo depois.
Na volta 14, Vettel passou Hamilton e entrou nos boxes. Eu também não entendi.
Button foi junto com ele e cometeu uma das maiores gafes das última décadas.
Errou de equipe.
É verdade. Ia parando na Red Bull, acelerou foi para o time certo.
Nessa perda de tempo, Vettel se aproveitou e saiu na frente dele.
Na pista, Felipe Massa passou Hamilton, os dois entraram juntos nos boxes e o brasileiro saiu na frente.
Encerrada a bateria, Nico Rosberg era o líder.
Sim, Rosberguinho.
Antes da volta 30, a segunda bateria e o início da decisão.
Porque a Ferrari decidiu retardar as entradas de Massa e Fernando Alonso. Os dois até andaram na frente, mas como o desgaste dos pneus era imenso, os carros rendiam menos.
Quem parou antes, chegou. Tanto que Massa só foi entrar pela segunda vez na volta 33 e, na 38, Button entrava pela terceira.
Um parênsete. Na segunda saída de Massa, ele passou sobre a linha branca que delimita o espaço entre pit lane e pista. E havia uma denúncia de que Alonso havia usado a abertura da asa traseira em local indevido.
Nas duas últimas baterias, Sebastian Vettel havia ficado com a liderança.
Melhor para quem optou por essa terceira parada.
Na volta 45, Hamilton, com pneus duros e novos, ultrapassou Massa, então o segundo colocado.
Lá atrás, depois de paradas a mais ou a menos e algumas ultrapassagens, Webber passava Michael Schumacher e Fernando Alonso. E vinha chegando para o pódio.
Na volta 50, Hamilton chegou de vez em Vettel. Abre asa daqui, usa o kers dali e na 52 levou. Para não perder mais.
Enquanto isso, Webber passava Button para se garantir em 3º e levar a menção honrosa.
No pódio, a emoção e o choro justos de quem venceu nessas circunstâncias.
Hamilton ainda tem 47 pontos, contra 68 de um absoluto líder Vettel.
Mas já deu um pouco mais de graça a essa loucura chamada Fórmula 1.
A corrida
1º Lewis Hamilton (McLaren) - 1h36min582226
2º Sebastian Vettel (Red Bull) - a 5s198
3º Mark Webber (Red Bull) - a 7s555
4º Jenson Button (McLaren) - a 10s
5º Nico Rosberg (Mercedes) - a 13448
6º Felipe Massa (Ferrari) - a 15s840
7º Fernando Alonso (Ferrari) - a 30s622
8º Michael Schumacher (Mercedes) - a 31s026
9º Vitaly Petrov (Lotus-Renault) - a 57s404
10º Kamui Kobayashi (Sauber) - a 1min03s273
11º Paul di Resta (Force India) - a 1min08s757
12º Nick Heidfeld (Lotus-Renault) - a 1min12s739
13º Rubens Barrichello (Williams) - a 1min30s189
14º Sebastien Buemi (Toro Rosso) - a 1min30s671
15º Adrian Sutil (Force India) - a 1 volta
16º Heikki Kovalainen (Lotus)- a 1 volta
17º Sergio Perez (Sauber)- a 1 volta
18º Pastor Maldonado (Williams)- a 1 volta
19º Jarno Trulli (Lotus)- a 1 volta
20º Jerome D'Ambrosio (Marussia) - a 2 voltas
21º Timo Glock (Marussia) - a 2 voltas
22º Vitantonio Liuzzi (Hispania) - a 2 voltas
23º Narain Karthkeyan (Hispania) - a 2 voltas
Não completou
Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
Classificação
1º Sebastian Vettel - 68 pontos
2º Lewis Hamilton - 47 pontos
3º Jenson Button - 38 pontos
4º Mark Webber - 37 pontos
5º Fernando Alonso - 26 pontos
6º Felipe Massa - 24 pontos
7º Vitaly Petrov - 17 pontos
8º Nick Heidfeld - 15 pontos
9º Nico Rosberg - 10 pontos
10º Kamui Kobayashi - 7 pontos
11º Michael Schumacher - 6 pontos
12º Sebastien Buemi - 4 pontos
13º Adrian Sutil/Paul di Resta - 2 pontos
Construtores
1º Red Bull - 105 pontos
2º McLaren - 85 pontos
3º Ferrari - 50 pontos
4º Renault - 32 pontos
5º Mercedes - 16 pontos
6º Sauber - 7 pontos
7º Toro Rosso/Force India - 4 pontos
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