segunda-feira, 28 de junho de 2010

Depois de Valencia

A FIA puniu nove pilotos por excesso de velocidade enquanto o safety car circulava pelas ruas de Valencia. Cinco segundos a mais no tempo de cada um. São eles: Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hulkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sebastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi.
Com isso, Fernando Alonso virou o oitavo colado, Nico Rosberg o décimo e Felipe Massa o décimo primeiro.
Timo Glock teve um acréscimo de 20 segundos ao tempo final por não respeitar sinalizações de bandeira azul.
Ou seja, nada mudou, nada muda e nada mudará.
Nem a "esperteza" de Fernando Alonso e da Ferrari.
Alonso não esquece a briguinha com Hamilton, aquela que vem desde 2007, quando os dois eram "companheiros" de equipe. Não disse com todas as letras, mas estava louco para conseguir a desclassificação do inglês pela ultrapassagem no safety car sob luz amarela.
Tanto Alonso quanto a Ferrari reclamam da punição dada a Hamilton: um drive-through que não tirou o segundo lugar do inglês.
Vamos aos fatos:
1- A Ferrari cometeu um erro primário ao não mandar seus pilotos para os boxes assim que a entrada do safety car foi anunciada. Enquanto o pit lane de Valencia virava um formigueiro, Alonso e Massa passeavam atrás do safety car para entrar só no fim daquela volta, enquanto Hamilton disparava de modo irregular.
2- A direção da prova só se mexeu depois que Alonso gritou pelo rádio. Nenhuma emissora de TV ou rádio disse que Hamilton foi espertinho antes que Alonso denunciasse. Só depois, muito depois, veio a imagem da ultrapassagem irregular. Se Alonso não denunciasse, ficaria por isso mesmo. E ele reclama de demora na punição.
3- Se Hamilton teve tempo de cumprir o drive-through e voltar em segundo lugar, deve agradecer a incompetência de quem vinha atrás e não se aproximou. Ali era a oportunidade, pois dentro do pit lane ele não poderia ir além dos 60 km/h. Se ninguém se aproveitou, paciência.
Duas coisas ficaram muito claras com tudo isso: uma foi que Alonso não esqueceu 2007 e vai continuar pentelhando a vida de Hamilton. Só não pode esquecer que levou uma ultrapassagem de uma Sauber na penúltima volta. Isso também foi culpa de Hamilton?
A outra foi a Ferrari tentar deviar o foco da própria falta de capacidade. Errou ao não mandar os carros logo para os boxes e quer culpar a direção da prova. É mais fácil, a gente entende.

Nenhum comentário :

Postar um comentário