Como se faz um vencedor? Com talento, boa estratégia e sorte. Sebatian Vettel tem talento, contou com a sorte de pegar pista seca e foi um tremendo estrategista. Por isso, venceu o GP da Malásia de Fórmula 1 com todos os méritos. Além de conseguir o primeiro triunfo em 2010, a Red Bull garantiu a festa com a segunda colocação de Mark Webber. Nico Rosberg, da Mercedes, chegou em terceiro.
Felipe Massa foi o sétimo com a Ferrari e pela primeira vez ficou fora do pódio. Acha que ele ligou? O resultado lhe deu a liderança do campeonato, com 39 pontos, deixando a segunda colocação para o próprio Vettel e Fernando Alonso, ambos com 37. O espanhol foi traído pelo estouro do motor da Ferrari na penúltima volta, quando ele tentava tirar a oitava colocação de Jenson Button.
A ameaçadora e quase certa chuva simplesmente não caiu, derrubando todos os planos de pilotos e equipes. Com pista seca, Vettel esperou só o apagar das luzes para realizar a manobra decisiva. Largando em terceiro, atrás de Webber e Rosberg, enfiou o bico da Red Bull no único espaço que havia e foi feliz. Passou na frente e foi embora. Lá de trás, as McLaren de Hamilton e Button vieram ultrapassando quem aparecesse pela frente, diferentemente das Ferrari de Alonso e Massa, que "preferiram" herdar posições. Herdaram porque a Williams traiu Rubens Barrichello e demorou para sair do grid. Herdaram porque uma porca mal colocada na Mercedes de Michael Schumacher tirou o alemão da corrida.
A estratégia então foi parar de forçar e retardar ao máximo a entrada nos boxes. Hamilton e Alonso adotaram essa prática, ou seja, quem ia parando era ultrapassado. Button tentou reviver o que fez em Melbourne e adiantou o pit stop dele, colocando pneus duros. A Red Bull não entrou nessa. Vettel parou na 23 e Webber na 24. O alemão quase se enroscou com Hamilton, que naquele momento já vinha pronto para assumir a liderança.
O inglês só levou a McLaren para os boxes na volta 31. Saiu da briga pela liderança, mas para quem saiu em 20º, ficar entre os 10 primeiros estava maravilhoso. Alonso entrou nos boxes somente na volta 36 e estava tão no lucro quanto Hamilton.
Se a vitória de Vettel era certa, a briga passou a ser pelos pontos. Massa passou Button e pegou a sétima colocação. O inglês andava estranhamente mais lento (provavelmente em virtude dos pneus desgastados pelo forte calor malaio) e Alonso tentou se aproveitar. Porém a Ferrari do espanhol tinha algum problema na redução das marchas.
Posições quase definidas na penúltima volta. Foi quando Alonso tentou a última cartada sobre Button. Levou o "X" e a fumaça começou a sair do carro vermelho. O estouro do motor foi inevitável. Alonso vai para o quarto motor em quatro etapas. Ele, que tem oito jogos para 19 provas.
Lá na frente, Vettel venceu e festejou, depois de duas batidas na trave. Massa, em sétimo, também comemora. Algo parecido com o que aconteceu com Hamilton em 2007: líder sem vencer. Essa é a Fórmula 1.
Rubens Barrichello terminou em 12º. Lucas di Grassi foi o 14º e Bruno Senna, o penúltimo. Para os últimos dois, uma vitória. Sim, eles comletaram a primeira prova na temporada.
A prova
1º Sebastian Vettel (Red Bull)
2º Mark Webber (Red Bull)
3º Nico Rosberg (Mercedes)
4º Robert Kubica (Renault)
5º Adrian Sutil (Force India)
6º Lewis Hamilton (McLaren)
7º Felipe Massa (Ferrari)
8º Jenson Button (McLaren)
9º Jaime Alguersuari (Toro Roso)
10º Nico Hulkenberg (Williams)
Mundial de Pilotos
1º Felipe Massa (Ferrari): 39 pontos
2º Fernando Alonso (Ferrari): 37 pontos
3º Sebastian Vettel (Red Bull): 37 pontos
4º Jenson Button (McLaren): 35 pontos
5º Nico Rosberg (Mercedes): 35 pontos
6º Lewis Hamilton (McLaren): 31 pontos
7º Robert Kubica (Renault): 30 pontos
8º Mark Webber (Red Bull): 24 pontos
9º Adrian Sutil (Force India): 10 pontos
10º Michael Schumacher (Mercedes): 09 pontos
Felipe Massa foi o sétimo com a Ferrari e pela primeira vez ficou fora do pódio. Acha que ele ligou? O resultado lhe deu a liderança do campeonato, com 39 pontos, deixando a segunda colocação para o próprio Vettel e Fernando Alonso, ambos com 37. O espanhol foi traído pelo estouro do motor da Ferrari na penúltima volta, quando ele tentava tirar a oitava colocação de Jenson Button.
A ameaçadora e quase certa chuva simplesmente não caiu, derrubando todos os planos de pilotos e equipes. Com pista seca, Vettel esperou só o apagar das luzes para realizar a manobra decisiva. Largando em terceiro, atrás de Webber e Rosberg, enfiou o bico da Red Bull no único espaço que havia e foi feliz. Passou na frente e foi embora. Lá de trás, as McLaren de Hamilton e Button vieram ultrapassando quem aparecesse pela frente, diferentemente das Ferrari de Alonso e Massa, que "preferiram" herdar posições. Herdaram porque a Williams traiu Rubens Barrichello e demorou para sair do grid. Herdaram porque uma porca mal colocada na Mercedes de Michael Schumacher tirou o alemão da corrida.
A estratégia então foi parar de forçar e retardar ao máximo a entrada nos boxes. Hamilton e Alonso adotaram essa prática, ou seja, quem ia parando era ultrapassado. Button tentou reviver o que fez em Melbourne e adiantou o pit stop dele, colocando pneus duros. A Red Bull não entrou nessa. Vettel parou na 23 e Webber na 24. O alemão quase se enroscou com Hamilton, que naquele momento já vinha pronto para assumir a liderança.
O inglês só levou a McLaren para os boxes na volta 31. Saiu da briga pela liderança, mas para quem saiu em 20º, ficar entre os 10 primeiros estava maravilhoso. Alonso entrou nos boxes somente na volta 36 e estava tão no lucro quanto Hamilton.
Se a vitória de Vettel era certa, a briga passou a ser pelos pontos. Massa passou Button e pegou a sétima colocação. O inglês andava estranhamente mais lento (provavelmente em virtude dos pneus desgastados pelo forte calor malaio) e Alonso tentou se aproveitar. Porém a Ferrari do espanhol tinha algum problema na redução das marchas.
Posições quase definidas na penúltima volta. Foi quando Alonso tentou a última cartada sobre Button. Levou o "X" e a fumaça começou a sair do carro vermelho. O estouro do motor foi inevitável. Alonso vai para o quarto motor em quatro etapas. Ele, que tem oito jogos para 19 provas.
Lá na frente, Vettel venceu e festejou, depois de duas batidas na trave. Massa, em sétimo, também comemora. Algo parecido com o que aconteceu com Hamilton em 2007: líder sem vencer. Essa é a Fórmula 1.
Rubens Barrichello terminou em 12º. Lucas di Grassi foi o 14º e Bruno Senna, o penúltimo. Para os últimos dois, uma vitória. Sim, eles comletaram a primeira prova na temporada.
A prova
1º Sebastian Vettel (Red Bull)
2º Mark Webber (Red Bull)
3º Nico Rosberg (Mercedes)
4º Robert Kubica (Renault)
5º Adrian Sutil (Force India)
6º Lewis Hamilton (McLaren)
7º Felipe Massa (Ferrari)
8º Jenson Button (McLaren)
9º Jaime Alguersuari (Toro Roso)
10º Nico Hulkenberg (Williams)
Mundial de Pilotos
1º Felipe Massa (Ferrari): 39 pontos
2º Fernando Alonso (Ferrari): 37 pontos
3º Sebastian Vettel (Red Bull): 37 pontos
4º Jenson Button (McLaren): 35 pontos
5º Nico Rosberg (Mercedes): 35 pontos
6º Lewis Hamilton (McLaren): 31 pontos
7º Robert Kubica (Renault): 30 pontos
8º Mark Webber (Red Bull): 24 pontos
9º Adrian Sutil (Force India): 10 pontos
10º Michael Schumacher (Mercedes): 09 pontos
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